BIG BANGS E UNIVERSO ETERNO -- (25/04/2001)

 

Em religião se fala de fim do mundo. Em ciência também se diz em termos diferentes. Com base em três fenômenos, informados abaixo, penso na possibilidade de um universo eterno.

1. Atualmente, o mundo científico está convicto de que o nosso universo se originou do "Big Bang" (Grande Explosão).

2. Há pouco tempo, a SUPERINTERESSANTE noticiou que, de um observatório científico, foi detectada uma grande explosão ocorrida a doze bilhões de anos-luz, que, não sendo o "Big Bang", foi batizada de "Filhote do Big Bang".

3. É também conhecida a existência dos buracos negros, centros de grande gravidade, que sugam toda matéria de suas proximidades, não deixando escapar nem a luz.

Há uma teoria de que, em bilhões ou trilhões de anos, haverá a morte de todo o universo, que está em contínua expansão, mas perderá toda a energia.

Considerando os três fatos enumerados acima, imagino uma hipótese contrária à da morte do universo:

Se os buracos negros são pontos sugadores de matéria, não seria mais adequado imaginar o nosso universo como uma eterna sucessão de buracos negros, que, após engolirem um imensos volumes de massa cósmica, se revertem em grandes explosões ("big bangs")?

Essa minha proposição foi enviada, em 1999, para a Revista SUPERINTERESSANTE, para ser submetida à opinião científica, todavia não deram atenção ao assunto. Entretanto, posteriormente, fiquei sabendo, pela televisão, que cientistas estão estudando para descobrir se o universo se originou de um único big bang ou de vários ocorridos em lugares e épocas distintas. Vislumbro aí a possibilidade de um dia ser adotada a minha tese sobre o universo.

Não estudei astronomia, pouco sabendo da ciência, e escrevi o que considero um pouco lógico com base nos três fenômenos conhecidos.

Se algum leitor conhecer de astronomia e tiver alguma idéia a respeito, quer seja para confirmar minha tese, quer para informar por que acha que estou errado, receberei com muito prazer.

 

Ver também MINHA TEORIA COM OUTROS
 

Ver mais CIÊNCIA...
 

..

.