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COMBUSTÍVEL CARO, DE
QUEM É A CULPA
"Combustível caro: de quem é a culpa?
Opinião | 25 de maio de 2018
No momento em que o valor da gasolina alcança o incrível patamar de R$
5,00/litro em certas regiões do Brasil, petroleiras e petroleiros de todo o
Brasil decidem construir uma greve não somente contra a privatização da
Petrobrás, mas também contra a política criminosa de preços de Pedro Parente e
Michel Temer. Dias depois, um forte movimento grevista de caminhoneiros em todo
o País incendeia o debate sobre os contínuos aumentos nos combustíveis.
Esses vários fatores foram responsáveis por alçar o tema do preço dos
combustíveis para a debate político nacional. Por que está caro? Como baratear?
É possível ser mais barato? De quem é a culpa?
Nos últimos dias, muito tem se falado sobre um suposto grande vilão dessa
novela: os impostos. Empresários, políticos de direita e até a atual direção da
Petrobrás tem se esforçado nessa linha, o que tem levado o Governo Federal
cogitar a redução de alíquotas sobre esses produtos. Esse discurso, entretanto,
é raso e perigoso, embora possa parecer coerente.
É inegável que a carga tributária no País é historicamente desigual –
penalizando os mais pobres e a classe média, e aliviando para os mais ricos.
Contra isso é preciso lutarmos e defendermos uma reforma tributária justa no
País, com taxação sobre altas rendas, heranças e grandes fortunas.
Entretanto, é preciso esclarecer melhor sobre essas meias-verdades. Como
já temos denunciado desde o golpe de 2016, o grande
responsável pelo aumento dos combustíveis é a ação deliberada de desmonte da
Petrobrás por parte do Governo Temer. A política de preços adotada por Pedro
Parente abriu as portas para um intenso processo de privatização da Petrobrás e
entrega do mercado nacional para empresas estrangeiras.
Vamos aos números: em 20 de fevereiro, o valor do litro de diesel A na refinaria
era de R$ 1,7369, enquanto em 23 de maio esse valor era de R$ 2,3351 –
representando uma alta de 34,44% em apenas três meses. O mesmo acontece com a
gasolina, que saltou de R$ 1,5148 em fevereiro para R$ 2,0433 em maio – o que
corresponde a um aumento de 34,89%. Nesse mesmo período, não tivemos nenhum
reajuste nos impostos que incidem sobre a gasolina e o diesel. Ou seja: o que
será que fez com que a gasolina batesse os R$ 5 em Minas e outros estados?
Curiosamente, a grande mídia, os empresários e políticos de direita não tem
sequer citado sobre a responsabilidade da política atual da Petrobrás sobre o
aumento excessivo da gasolina, diesel e gás de cozinha. Se nosso objetivo é
conquistar o apoio do povo em relação às lutas que virão, será também nosso
papel entrar nessa ferrenha disputa de narrativas.
<http://sindipetro.org/2018/05/25/combustivel-caro-de-quem-e-a-culpa/>
Como se vê, não são os altos impostos
sobre os combustíveis, mas a política destrutiva praticada por nosso governo
entreguista que nos impõe essa carga que
piora a vida de todo mundo e ainda
mais a dos mais pobres.
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POLÍTICA BRASILEIRA
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