DEUS NÃO CUMPRE AS SUAS PROMESSAS

 

Deus é fiel!  É?!!!

 

Dizem os crentes: "Deus é fiel"; deus cumpre suas promessas; deus é verdadeiro; deus é todo-poderoso, etc.  Todavia, o que a própria Bíblia mostra é bem o contrário; o deus que eles adoram nunca cumpriu o que prometeu aos seus maiores adoradores.

 

Deus promete para Abrão e todos os seus descendentes a terra de Canaã. Mas a história e a Bíblia [At 7:5] e [Hb 11:13] mostra que a promessa de Deus para Abrão não foi cumprida. [13:15], [15:18], [17:8], [28:13-14]

Quanto tempo durou o cativeiro no Egito? Gênesis 15:13 diz 400 anos, mas em [Ex 12:40] e [Gl 3:17] dizem 430 anos. [15:13]

"E a quarta geração [dos descendentes de Abraão] tornará para cá." Mas, se nós contamos desde Abraão, então o retorno deles aconteceu depois de sete gerações: Abraão, Isaque [21:1-3], Jacó [25:19-26], Levi [35:22-23], Coate [Ex 6:16], Anrão [Ex 6:18] e Moisés [Ex 6:20]. [15:16]

Deus promete para os descendentes de Abrão as terras desde o Nilo até o Eufrates. Mas de acordo com [At 7:5] e [Hb 11:13] a promessa de Deus para Abrão não foi cumprida. [15:18]

Deus promete fazer os descendentes de Isaque tão numerosos quanto "as estrelas dos céus" que, claro, nunca aconteceu. Os judeus sempre foram uma pequena minoria. [26:4]

Deus renomeia Jacó duas vezes [32:28] e [35:10]. Deus diz que Jacó será chamado de Israel daqui em diante, mas a Bíblia continua chamando-o de Jacó [47:28-29]. E o próprio Deus o chama de Jacó em [46:2]. [32:28], [35:10]

Deus chama Jacó de Jacó, embora ele tenha dito [32:28] e [35:10] que seu nome não seria mais Jacó, e sim Israel. [46:2]

Deus promete devolver Jacó ao Egito, mas Jacó já estava no Egito. [47:28-29] [46:3]

A tribo de Judá reinará "até que venha Siló", mas o primeiro rei de Israel (Saul) era da tribo de Benjamim [At 13:21], e a maior parte do tempo depois desta profecia não houve nenhum rei. [49:10]

Ao contrário do que diz a profecia em [48:21], José morreu no Egito, não em Israel. [50:24]



Êxodo

Deus promete expulsar muitas nações, inclusive os cananeus e os jebuseus. Mas ele não pôde cumprir a promessa. [33:2]

Neste verso diz que Deus escreverá nas tábuas de pedra, mas em [34:27] ele diz para Moisés escrever. [34:1]



Deuteronômio

Deus promete expulsar sete nações, inclusive os amorreus, cananeus e os jebuseus. Mas ele não pôde cumprir a promessa. [7:1]

Aqueles que agem como Deus quer nunca serão estéreis (nem as vacas deles!) e nunca adoecerão. [7:14-15]  
Já viu isso em algum lugar?

Deus diz que os israelitas destruirão todas as pessoas que encontrarem. Mas de acordo com Josué [15:63], [16:10], [17:12-13] e Juízes [1:21], [1:27-36], [3:1-5] havia algumas pessoas que eles não puderam matar. [7:24]

Os profetas e sonhadores serão executados se eles disserem ou sonharem coisas erradas. [13:1-5]

Falsos profetas serão (adivinhe) executados. Como você sabe quem é um falso profeta? Se suas predições se tornam realidade ou não. (Mostre isto para um Testemunha de Jeová!) [18:20].   Será que todos foram executados?

Deus promete que "destruirá estas nações diante de ti." Mas ele não manteve a promessa. Veja em Josué [15:63], [16:10], [17:12-13] e Juízes [1:21], [1:27-36], [3:1-5]. [31:3-6]



Josué

Deus promete dar para Josué "todo lugar que pisar a planta do vosso pé." Ele diz que nenhuma pessoa poderá resistir a ele. Mas eu acho que Deus não manteve a sua promessa, já que muitas tribos resistiram a tentativa de Josué de roubar-lhes a terra. [1:3-5]

Josué fala aos israelitas que Deus "lançará de diante de vós" os cananeus e os jebuseus. Mas tarde, a Bíblia nos diz que ele não pôde "lançá-los" para lugar nenhum. [3:10]

Este verso diz que Ai nunca foi ocupada novamente depois de destruída por Josué. Mas Neemias [7:32] cita Ai entre as cidades de Israel no cativeiro babilônico. [8:28]

Deus prometeu aos israelitas que expulsaria todos os habitantes das terras por onde eles passaram. Mas este verso mostra que ele não manteve a promessa já que ele não pôde expulsar os jebuseus. [15:63]

"E não expeliram os cananeus." Uma vez mais Deus falha em sua promessa de destruir todas as pessoas que os israelitas encontraram. [16:10]

Os israelitas, ao contrário da promessa de Deus, não conseguiram expulsar os cananeus. [17:12-13]

Josué conta para Manassés que ele poderá expulsar os cananeus, mas ele (veja em [Jz 1:27-28]) não pôde fazer isto. [17:17-18]

De acordo com estes versos, Deus cumpriu a sua promessa de dar aos israelitas todas as terras que eles encontraram. Mas em vários lugares da Bíblia nos fala que estas promessas não foram mantidas. [21:43-45]



Juízes

Deus prometeu muitas vezes que ele expulsaria todos os habitantes das terras que eles encontraram. Mas o que mostra estes versos é que Deus não manteve a sua promessa já que ele não pôde expulsar os cananeus. [1:21], [1:27-30], [3:1-5]



II Samuel

Deus diz que o reino de Salomão durará para sempre. E é claro que não aconteceu. O reino foi completamente destruído aproximadamente 400 anos após a morte de Salomão, e nunca foi reconstruído. [7:13], [7:16]



I Reis

Deus põe "um espírito da mentira" na boca dos seus profetas. [22:22]



II Reis

Deus promete que Josias terá uma morte calma. Mas a morte de Josias foi qualquer coisa menos calma [II Rs 23:29-30], [II Cr 35:23-24]. [22:20]

Em Jeremias [34:4] Deus conta para Zedequias que ele morrerá em paz e será enterrado com seus pais. Mas em [Jr 52:10-11] diz que ele teve uma morte violenta em uma terra estrangeira. [25:7]



II Crônicas

Dizer que Salomão foi o rei mais sábio e mais rico que já viveu e viverá, é no mínimo um exagero. Então esta também é uma falsa profecia. [1:12] Diz o livro dos Reis: "De todos os povos vinha gente para ouvir a sabedoria de Salomão, e da parte de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria" (I Reis 4:34).  Todavia, jamais se encontrou qualquer registro de povo vizinho sobre a sabedoria de Salomão.

Deus põe mentiras na boca dos profetas e fala mal das pessoas. [18:21-22]

Josias morreu de uma ferida de flecha em batalha, não "em paz" como é prometido em [II Rs 22:20]. [35:23]



Salmos

Citado erroneamente em [Mt 13:35]. [78:2-3]

"Fiz um concerto com o meu escolhido; jurei ao meu servo Davi: a tua descendência estabelecerei para sempre e edificarei o teu trono de geração em geração." Mas os reinados após Davi terminaram com Zedequias; não havia nenhum durante o cativeiro babilônico, e não há nenhum hoje. [89:3-4], [89:34-37]



Isaías

Deus disse para Isaías contar a Acaz (o rei de Judá), que não estava interessado em Rezim (o rei de Síria) ou Peca (o rei de Israel). Mas de acordo com [II Cr 28:5-6], "o SENHOR, seu Deus, o entregou (Acaz) nas mãos do rei dos siros, os quais o feriram e levaram dele em cativeiro uma grande multidão de presos, que trouxeram a Damasco; também foi entregue nas mãos do rei de Israel, o qual o feriu com grande ferida." [7:3-7]

Aqui há um erro de tradução, onde a palavra hebréia "almah" significa "mulher jovem" não necessariamente "virgem". (A palavra "bethulah", significa "virgem".) Além disso, a mulher jovem referida neste verso estava vivendo na hora da profecia. E Jesus, é claro, foi chamado de Jesus - e não é chamado de Emanuel em nenhum verso do Novo Testamento. [7:14]

Estes versos falsamente predizem que a Babilônia nunca será habitada novamente. [13:19-20]

Feras viverão nos palácios babilônicos e sátiros dançarão lá. [13:21-22]

Este verso profetiza que Damasco será completamente destruída e não mais habitada. Acontece que Damasco nunca foi completamente destruída e é uma das mais velhas cidades continuamente habitadas. [17:1]

O rio do Egito (provavelmente o Nilo) secará. Isto nunca aconteceu. [19:5]

"E a terra de Judá será um espanto para o Egito." Judá nunca invadiu o Egito e nunca foi uma ameaça militar para o Egito. [19:17]

Este verso prediz que haverá cinco cidades no Egito que falarão "a língua de Canaã." Mas esta língua nunca foi falada no Egito, e está extinta a muito tempo. [19:18]

Estes versos predizem que os egípcios adorarão o Deus (dos israelitas) com sacrifícios e ofertas. Mas o judaísmo nunca foi uma religião importante no Egito. [19:18-21]

Estes versos predizem que haverá uma aliança entre o Egito, Israel e Assíria. Mas nunca houve tal aliança, e é improvável que haja, já que a Assíria não existe mais. [19:23-24]

"O sacerdote e o profeta erram por causa da bebida forte." Não se pode mais confiar num profeta bêbedo. [28:7]

Citado erroneamente em [Rm 9:33]. [28:16]

"E será a luz da lua como a luz do sol, e a luz do sol, sete vezes maior." Bem, esta é uma profecia que nunca se tornará realidade, já que a lua não tem luz própria, ela só reflete a luz recebida do sol, e nunca poderia brilhar como o sol. E o sol não vai, pelo menos enquanto houver humanos para ver isto, brilhar 7 vezes mais. [30:26]

"Nunca mais entrará em ti [Jerusalém] nem incircunciso nem imundo." Mas muitas pessoas incircuncisas visitaram e ocuparam Jerusalém depois que esta profecia foi feita. [52:1]

As nações que não servirem Israel perecerão. [60:12]



Jeremias

Jeremias profetiza que todas as nações da terra abraçarão o judaísmo. Isto não aconteceu. [3:17]

Aparentemente, os profetas que trazem boas notícias enfurecem a Deus. Assim ele os matará. [5:12-13]

"Os profetas profetizam falsamente." Infelizmente, nós não podemos diferenciar entre os verdadeiros e falsos profetas. [5:31]

Deus fará de Jerusalém "morada de dragões." [9:11]

Judá se tornará uma morada de dragões. [10:22]

Deus reclama que "os profetas profetizam falsamente em meu nome". Isto significa que Isaías, Daniel e Jeremias estavam profetizando mentiras? [14:14]

Deus destruirá com a fome e pela espada aqueles que são enganados pelos profetas, como também os próprios profetas. [14:15-16]

Mateus [1:12] lista Jeconias como um antepassado de Jesus - o qual, de acordo com esta profecia, desqualifica Jesus como o Messias. [22:28-30]

Deus acha que alguns profetas e sacerdotes estão contaminados. Como Jeremias, talvez? [23:11]

Deus diz que vai castigar Nabucodonosor e os babilônicos pelo que fizeram ao seu povo - embora o próprio Deus foi quem fez os babilônicos atacarem e escravizarem Judá! Como parte do castigo, Deus visitará a terra dos babilônicos e "farei deles um deserto perpétuo." Uma falsa profecia, já que o atual Iraque é totalmente ocupado. [25:12]

Deus mata Hananias por profetizar falsamente. [28:16-17]

Mateus [2:17-18] cita este verso, reivindicando que esta era a profecia da matança das crianças alegada à Herodes perto de Belém depois do nascimento de Jesus. Mas esta passagem recorre ao cativeiro babilônico, e fica claro lendo os próximos dois versos [16 e 17], que não tem nada a ver com o massacre de Herodes. [31:15]

Citado erroneamente em [Hb 8:9]. [31:32]

"Nunca faltará a Davi varão que se assente sobre o trono da casa de Israel." Mas os reinados após Davi terminaram com Zedequias; não havia nenhum durante o cativeiro babilônico, e não há nenhum hoje. [33:17]

Deus mente novamente para Zedequias lhe falando que ele morrerá em paz e será enterrado com seus pais. Mas ele [II Rs 25:7] e [Jr 52:10-11] teve uma morte violenta em uma terra estrangeira. [34:5]

O começo do fim para Zedequias. Apesar das garantias de Deus [34:5] que ele morreria em paz e em casa, aqui Zedequias assiste seus filhos serem mortos e então seus olhos são arrancados e ele é algemado e levado para a Babilônia. Também, sua cidade é queimada aqueles que restaram são escravizados. [39:6-9]

Todos aqueles que se mudarem para o Egito morrerão pela espada, fome ou pestes, "e deles não haverá quem reste e escape do mal que eu (Deus) farei vir sobre eles." Mas muita gente, inclusive judeus, se mudaram para o Egito e a maioria parece ter escapado do mal prometido por Deus. [42:15-18], [42:22]

Jeremias prediz que nenhum humano viverá novamente em Hazor, e que será moradia de dragões. Mas as pessoas ainda vivem lá e nunca foram vistos dragões. [49:33]

Deus profetiza que a Babilônia nunca será habitada novamente. Mas ela foi sempre habitada desde que esta profecia foi feita, e ainda está habitada hoje. [50:39]

Deus diz que a Babilônia será sempre desolada e despovoada. Ele diz que só dragões viverão lá. Mas a Babilônia está livre de dragões e continuamente habitada desde então. [51:26], [51:29], [51:37], [51:43], [51:62], [51:64]

Deus prometeu a Zedequias [34:5] que ele morreria em paz e seria enterrado com os seus pais. Mas aqui nós vemos que ele teve uma morte miserável numa terra estrangeira. [52:10-11]



Lamentações

Os profetas não estão tendo notícias de Deus? Isso é uma coisa permanente? [2:9]

Profetas têm visões vãs e tolas. [2:14]



Ezequiel

Deus diz, "Chegaram os dias e a palavra de toda visão." Assim, estão próximos os dias que todas as visões irão passar? Isso ainda não aconteceu. E no próximo verso, outra mentira: "Porque não haverá mais nenhuma visão vã, nem adivinhação lisonjeira, no meio da casa de Israel." Como não haverá mais "visão vã", se a Bíblia está cheia delas, antes e depois de Ezequiel. [12:23-24]

Ezequiel profetiza (no século 6 A.C.) que ninguém mais lembrará dos amonitas. Eles continuaram existindo até o século 2 D.C. (e são ainda lembrados na Bíblia). [21:28-32]

Ezequiel profetiza que Tiro será completamente destruída por Nabucodonosor e nunca será reconstruída novamente. Mas não foi destruída, como comprovado pelas visitas de Jesus e Paulo [Mt 15:21], [Mc 7:24], [7:31], [At 21:3]. [26:14], [26:21]

Ezequiel repete a falsa profecia da destruição de Tiro. (Veja [Mt 15:21], [Mc 7:24], [7:31], [At 21:3]). [27:36]

Mais uma vez Ezequiel repete a falsa profecia da completa destruição de Tiro. [28:19]

Ezequiel traz a promessa de Deus que Israel viverá segura em sua pátria, e nunca será atormentada novamente por nações vizinhas. É só olhar o jornal para ver que isto não foi cumprido. Os israelitas se espalharam pelo mundo e foram atormentados por várias nações, inclusive os romanos e turcos. Recentemente os problemas são com os palestinos e as nações árabes vizinhas. Israel não teve paz e ao que parece, não vai ter tão cedo. [28:24-26]

Ezequiel faz outra falsa profecia: que o Egito não seria habitado por humanos ou animais durante quarenta anos depois de destruído por Nabucodonosor. Mas nunca houve algum momento em que o Egito fosse despovoado. Os humanos e animais viveram lá continuamente desde a profecia de Ezequiel. [29:10-13]

"Mais baixo se fará do que os outros reinos (o Egito) e nunca mais se exalçará sobre as nações; porque os diminuirei, para que não dominem sobre as nações." Mas o Egito permaneceu uma importante e poderosa nação. [29:14-15]

"Está perto o dia do SENHOR, dia nublado; o tempo dos gentios ele será." Deus planeja acabar com os pagãos. Quando? Logo. [30:3]

Os rios do Egito (provavelmente o Nilo também) secarão. Isto nunca aconteceu. [30:12]

Mais uma vez, Ezequiel profetiza que Deus protegerá os israelitas de invasões e saques como um pastor protege o seu rebanho. Novamente, nós sabemos que isto não aconteceu. [34:28-29]

 

Os cristãos alegam que os judeus foram rejeitados por deus, outra coisa que ele teria prometido que jamais faria (Salmos, 89: 20-37).  E, terminados os tempos dos gentios, entendam do domínio romano, o sol e a lua escureceriam, as estrelas cairiam do céu, e Jesus retornaria para levar seus escolhidos.   Isso também não aconteceu.   E eles continuam dizendo que deus é fiel e cumpre tudo que promete!

 

Ver mais RELIGIÃO

 

..

.