DIA MUNDIAL DA RELIGIÃO

 

"Dia Mundial da Religião

21 de Janeiro


O Dia Mundial da Religião é comemorado anualmente em 21 de janeiro.

Esta data tem o objetivo de promover o respeito, a tolerância e o diálogo entre todas as diversas religiões existentes no mundo, que pregam como princípio a bondade.

A ideia da criação desta data teria ocorrido em dezembro de 1949, através de uma Assembleia Religiosa Nacional dos Baha’is, uma religião monoteísta fundada pelo líder Bahá’u’lláh, em meados do século XIX, na Pérsia.

A ideia é incentivar a convivência pacífica entre todas as diferentes ideologias religiosas e doutrinais, evitando a intolerância religiosa. Isso porque as questões religiosas sempre foram motivo para as piores guerras e conflitos que a humanidade já presenciou.

Assim, nesta mesma data, o Brasil comemora o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, como um reforço ao objetivo proposto pelo Dia Mundial da Religião.

...

Religiões mais populares no mundo

8º - Espiritismo (aproximadamente 13 milhões de adeptos)
7º - Judaísmo (aproximadamente 15 milhões de adeptos)
6º - Sikhismo (aproximadamente 20 milhões de adeptos)
5º - Budismo (aproximadamente 360 milhões de adeptos)
4º - Religião Tradicional Chinesa (aproximadamente 400 milhões de adeptos)
3º - Hinduísmo (aproximadamente 900 milhões de adeptos)
2º - Islamismo (aproximadamente 1,6 bilhões de adeptos)
1º - Cristianismo (aproximadamente 2,2 bilhões de adeptos)."

 

<https://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-da-religiao/>

 

"Esta data tem o objetivo de promover o respeito, a tolerância e o diálogo entre todas as diversas religiões existentes no mundo, que pregam como princípio a bondade."   Entretanto, é uma missão muito difícil; porque as maiores religiões do mundo tem como fim a imposição ao mundo do que consideram a vontade divina. Israelitas, segundo a Bíblia, deviam eliminar os povos adoradores de outros deuses que não Yavé.  Muçulmanos tem, segundo o alcorão, o dever de combaterem pela causa do seu deus, matarem e serem mortos (surata, 9:111).  O Cristianismo, embora sua escritura sagrada (Novo Testamento) não mande matar ninguém, é responsável pelo pior horror da história em mantéria de intolerância religiosa.

 

Ver mais COMEMORAÇÕES, FATOS E MITOS

 

..

 

.