DO EGITO CHAMEI MEU FILHO

 

“e lá ficou até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta: Do Egito chamei o meu Filho (Mateus, 2: 15:).

Agora, vejam o texto completo, que nada tem de predição sobre um filho chamado, mas o relato de um fato em que acreditavam os judeus:

“Quando Israel era menino, eu o amei, e do Egito chamei a meu filho. Quanto mais eu os chamava, tanto mais se afastavam de mim; sacrificavam aos baalins, e queimavam incenso às imagens esculpidas. Todavia, eu ensinei aos de Efraim a andar; tomei-os nos meus braços; mas não entendiam que eu os curava. Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor; e fui para eles como os que tiram o jugo de sobre as suas queixadas, e me inclinei para lhes dar de comer. Não voltarão para a terra do Egito; mas a Assíria será seu rei; porque recusam converter-se. Cairá a espada sobre as suas cidades, e consumirá os seus ferrolhos; e os devorará nas suas fortalezas. Porque o meu povo é inclinado a desviar-se de mim; ainda que clamem ao Altíssimo, nenhum deles o exalta. Como te deixaria, ó Efraim? como te entregaria, ó Israel? como te faria como Admá? ou como Zeboim? Está comovido em mim o meu coração, as minhas compaixões à uma se acendem. Não executarei o furor da minha ira; não voltarei para destruir a Efraim, porque eu sou Deus e não homem, o Santo no meio de ti; eu não virei com ira. Andarão após o Senhor; ele bramará como leão; e, bramando ele, os filhos, tremendo, virão do ocidente. Também, tremendo, virão como um passarinho os do Egito, e como uma pomba os da terra da Assíria; e os farei habitar em suas casas, diz o Senhor. Efraim me cercou com mentira, e a casa de Israel com engano; mas Judá ainda domina com Deus, e com o Santo está fiel" (Oséias, 11:1-12).

Quem era o "filho" citado?

Israel, não Jesus.

Quando Yavé teria chamado o filho?

Nos dias em que Moisés os teria tirado do Egito.

E, qual foi a promessa contida no texto aí citado?

Buscar os israelitas que estava em servidão na Assíria e no Egito e os fazer "habitar em suas casas", reunidos com o povo de Judá, que estava ao lado do deus Yavé.

Observem que nada disso se cumpriu. Judá, que estava ao lado de Yavé, foi dominado pelo Egito, sendo seu fiel rei Josias morto pelo faraó Necau, e, após a submissão ao Egito, todos caíram sob o domínio de Babilônia (II Reis, 22 a 24).

Constata-se aí que o texto nada tinha a ver com um messias nos dias dos romanos; mas os cristãos distorceram o sentido do texto para fazer crer que um dito Jesus fosse esse messias libertador.  E os cristãos não percebem isso!
 

Ver mais de

O MAIOR ENGANO
 

Ver mais FALCATRUAS RELIGIOSAS

 

..

.