VÍDEO FALSO SIMULA FRAUDE NA URNA ELETRÔNICA


Vídeo que mostra urna eletrônica ‘preenchendo’ voto em Haddad é falso
Imagem foi impulsionada por Flávio Bolsonaro, candidato ao Senado pelo RJ e filho do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL)
Por Leonardo Lellis Atualizado em 7 out 2018, 17h09 - Publicado em 7 out 2018, 16h03

 


 Internet/Reprodução

Impulsionado por Flávio Bolsonaro em seu perfil no Twitter, um vídeo falso mostra uma suposta fraude na urna eletrônica:

ao digitar apenas o número um, o aparelho “preencheria” o voto automaticamente no candidato Fernando Haddad (PT).

Só que tudo não passa de uma montagem.
 

O primeiro sinal de que se trata de uma situação falsa está no próprio layout da tela da urna eletrônica. Todos os números dos candidatos aparecem com uma fina borda em volta. No vídeo divulgado pelo filho do presidenciável de Jair Bolsonaro (PSL) e candidato ao Senado pelo RJ, o número 13 não conta com este detalhe.

Número de candidato deve aparecer com contorno na urna eletrônica

Todas as urnas eletrônicas rodam o mesmo programa. Portanto, não é possível que o layout seja diferente em uma certa quantidade de urnas. Outros dois indicativos da manipulação das imagens são a luz que extravasa os limites da borda da tela e um reflexo próximo ao rosto da candidata a vice Manuela D’Ávila que também vai para além da tela. As falhas indicam que houve sobreposição de imagem.

Reflexos fora do lugar: indícios de manipulação //Reprodução
 

Além disso, a gravação mostra a urna eletrônica apenas parcialmente. “Os vídeos não mostram o teclado da urna, onde uma pessoa digita o restante do voto. Não existe a possibilidade de a urna auto completar o voto do eleitor, e isso pode ser comprovado pela auditoria de votação paralela”, afirma o TSE em nota. Após manifestação do tribunal, o filho do presidenciável apagou sua publicação no Twitter e defendeu adoção do voto impresso. 

Em entrevista coletiva mais cedo, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Rosa Weber, foi indagada sobre o vídeo e reafirmou sua confiança na urna eletrônica e destacou que nunca houve nenhum caso comprovado de fraude. “Não necessariamente o que os nossos olhos veem e nossos ouvidos escutam correspondem ao que realmente acontece”, disse.
<https://veja.abril.com.br/coluna/me-engana-que-eu-posto/video-que-mostra-urna-preenchendo-voto-em-haddad-e-falso/>

 

Assistindo ao vídeo, verifiquei que esse reflexo não resultou de montagem, mas do brilho da lanterna do celular do fraudador; e o desaparecimento das bordas de contorno dos números pode ser derivado do excesso de luminosidade em uma imagem virtual numa tela.  Criar um vídeo como esse é muito simples. Nem precisa de um punhado de montagens.

 

Foi simples assim: O cara digita o 13, e depois editou cortando o intervalo da digitação do 3, e o resultado é o Haddad aparecendo após a digitação do 1.

Vejam o vídeo:

 

Vejam a análise quadro a quadro

 

Aqui, ele aperta a tecla

Começa a afastar o dedo

 

Continua afastando

Afasta mais, e os candidatos não aparecem

 

Se aparecessem só com a digitação do 1,

a essa altura já teriam aparecido.

 

Aí, há o corte

 

 

NUNCA HOUVE FRAUDE NAS URNAS ELETRÔNICAS

 

Ver mais POLÍTICA BRASILEIRA

 

..

.