NÃO ESTAMOS AQUI POR ACASO?

 

Estamos aqui cumprindo propósito de alguém? Nós mesmos não somos tão importantes?

 

"A questão não é você. O propósito de sua vida é muito maior que sua realização pessoal, sua paz de espírito ou mesmo sua felicidade. É muito maior que sua família, sua carreira ou mesmo seus mais ambiciosos sonhos e aspirações. Se você quiser  saber por que foi colocado neste planeta, deverá começar por Deus.  Você nasceu de acordo com os propósitos dele e para cumprir os propósitos dele" (Rick Warren, Você Não Está Aqui por Acaso, pág. 5)

 

Essa visão de insignificância humana é antiga.  Assim escreveu um dos autores bíblicos:

E todos os moradores da terra são reputados em nada; e segundo a sua vontade ele opera no exército do céu e entre os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?(Daniel, 4: 35).

 

Segundo a visão deles, nós não temos nenhuma importância, somos simplesmente instrumentos para satisfazer os propósitos desse deus que diz: "eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que faço todas estas coisas." (Isaías, 45: 7).

 

Às favas "sua realização pessoal, sua paz de espírito ou mesmo sua felicidade... sua família, sua carreira".  O que importa é o propósito desse deus.  Você existe aqui porque ele quis que você existisse, então você é o servo dele.

 

Em vez de pensar que um deus criou o nosso mundo e o resto do universo há seis mil anos e projetou e executou a existência de cada pessoa que aqui está, inclusive os piores bandidos que vivem por aí tirando vidas de pessoais inocentes,

 

Como não tenho dúvida de que somos muito mais antigos do que diz a estória bíblica,

 

Com base no avanço científico atual,

 

Acredito que:

 

Há bilhões de anos, o resultado da aglomeração de matéria que vagava no espaço foi esse pequeno planeta, que, depois de um resfriamento, possibilitou que alguns elementos químicos se juntassem, assim como as moléculas de ferrugem se unem e se multiplicam em um metal quando há condições favoráveis, e de determinado ajuntamento químico resultaram aminoácidos, depois proteínas, e essas proteínas foram replicando-se e evoluindo até se transformarem em organismos vivos unicelulares.

 

Esses organismos unicelulares evoluíram, originando os multicelulares, que se diversificaram tornando-se os grandes e pequenos animais que hoje existem e milhões de espécies que já desapareceram por não resistirem as condições predominantes.

 

Entre os diferentes animais, na luta contra as adversidades do ambiente, alguns se tornaram mais inteligentes e dominaram o conhecimento: os homo sapiens.

 

Os descendentes dos que sobreviveram aos predadores e às intempéries, se multiplicaram chegando até aqui.

 

Dos aproximadamente trezentos milhões de espermatozóides que meu pai ejaculou dentro do útero de minha mãe certo dia no século passado, um que, por acaso, estava em uma posição mais favorável do que a dos outros, ou era mais forte e apto para movimentar-se melhor, alcançou o óvulo, fecundando; os outros milhões foram descartados.  Nove meses depois aquela fusão de espermatozóide e óvulo já se havia transformado em um bebê capaz começar a luta pela sobrevivência nessa selva de pedra.

 

Desde então, após alguns anos de proteção da minha mãe e do meu pai, vim escapando dos risco de morte e cheguei até aqui para escrever este texto.  Posso até morrer hoje mesmo ou até viver cem anos ou mais.   Isso é imprevisível.

 

Acho que não estou aqui para cumprir propósito de ninguém.  Tento satisfazer os meus, e sei que um dia perderei a guerra para as bactérias.  Mas, enquanto tenho forças, estou aqui na luta. 

 

Concordo com Confúcio, que disse: "Não faça aos outros o que não gostaria que eles fizessem a você";  e até com os cristãs: "O que vocês querem que os outros lhes façam, façam vocês também a ales".  Se todos pensassem assim, o mundo seria melhor.  Mas sei que os cristãos, quando adquiriram poder, passaram a matar a todos que discordassem de suas idéias, e não sei se Confúcio agia rigorosamente segundo os próprios conselhos.  Só sei que não devo ficar passivamente esperando pelo destino e acreditando que haja algum ser sobrenatural me protegendo do mal.

 

Ver mais  FILOSOFIA

 

..

.