O ATEU CRÊ E TEM FÉ -- 14/02/2003

Muitas pessoas dizem que o ateu não tem fé, nem crê em nada. Mas seria isso verdade? Não, o ateu crê e tem fé. Não é uma pessoa muito diferente das outras, apenas não crê naquilo de que não haja nenhum indício. É pessoa que apenas precisa de alguma razão para acreditar em alguma coisa.  Apenas a fé do ateu não é cega como a do religioso.

Quando o ateu toma um remédio que o médico indicou, ele o faz porque tem fé na eficácia do medicamento. Quando o ateu participa de uma competição, ele tem pelo menos um pouco de fé em si mesmo.

Eu não acredito nos contos de quem diz ter visto ETs, mas creio poderem existir seres vivos em outros planetas, porque, assim como a vida se desenvolveu na Terra, pode ter-se desenvolvido em outro lugar que tenha condições favoráveis.

Eu nunca encontrei um dinossauro pelo caminho, mas não tenho dúvida de que eles tenham existido, porque os arqueólogos encontram seus ossos.

Eu creio que somos o resultado de um longo processo de evolução biológica, porque a arqueologia mostra fósseis humanos menos desenvolvido quando pesquisa passado bem remoto, e os cientistas vivem lutando contra os micróbios, que se modificam constantemente.

Por outro lado,

Não consigo crer que este nosso mundo e todo o universo tenha sido feito em seis dias por um ser onipotente e onisciente, porque isso vai de encontro a todo conhecimento científico, e nada tenho de indício da existência desse criador.

Não creio o sol e a lua venha brevemente a se escurecer e as estrelas venha a cair sobre a terra, porque nada indica que o Sol possa perder sua energia abruptamente, e as estrelas são milhares e até milhões de vezes maiores do que a Terra, sendo fisicamente impossível a queda daquelas sobre esta. E, conseqüentemente, como isso não pode acontecer, não poderá aquele que prenunciou isso aparecer agora nas nuvens acompanhado de outros seres chamados anjos para levar os que crêem nele para um outro lugar.

Não creio que após a morte eu possa ter alguma consciência, visto que um simples dano no cérebro tira a consciência do ser humano, sendo totalmente fora de lógica essa consciência, que se abala por problema no cérebro, voltar a existir normalmente quando esse cérebro é destruído.

Acho que o que temos de diferente dos religiosos é apenas uma forma mais racional de aceitar ou rejeitar as coisas, exigindo apenas um pouco de indício ou de lógica para adotarmos um pensamento.  A fé que temos é diferente da fé religiosa, porque esta é aceitação pura de crenças sem qualquer questionamento racional.  Nós cremos no que temos razão para crer.
 

Ver mais RELIGIÃO

..