ATEU GRAÇAS A DEUS, A EXPLICAÇÃO -- 15/03/2003 -

 

Como você pode ser ateu graças a Deus? Se você diz graças a Deus, é porque você crê que ele existe. Esse foi o questionamento que ouvi de várias pessoas após escrever o livro ATEU GRAÇAS A DEUS. Para evitar que muitos fiquem se fazendo a mesma pergunta, decidi deixar a explicação escrita aqui para os leitores.

 

"Foste vós que, primeiramente, afirmastes a existência de Deus; deveis, pois, ser os primeiros a pôr de parte vossas afirmações. Sonharia eu, alguma vez, com negar a existência de Deus, se vós não tivésseis começado a afirmá-la? E se, quando eu era criança, não me tivessem imposto a necessidade de acreditar nele? E se, quando adulto, não tivesse ouvido afirmações nesse sentido? E se, quando homem, os meus olhos não tivessem constantemente contemplado os templos elevados a esse Deus? Foram as vossas afirmações que provocaram as minhas negações. Cessai de afirmar que eu cessarei de negar." (Sebastièn Faure) *

 

Para justificar a afirmação, que parece um tanto paradoxal, podemos apresentar as duas hipóteses possíveis:

1. que Deus exista, adotada por mais de 80% da humanidade;

2. que Deus não exista, a que eu e mais um grupo de menos de um bilhão de pessoas adotamos.

Na primeira hipótese, existência de Deus, graças a ele somos ateus. Se ele é onisciente, onipotente, perfeito, não deve ser justo e bom como dizem; porque deixa tanta gente enganando o resto do mundo dizendo que a Bíblia é a palavra dele. Se ela está cheia de contradições, de injustiças, idéias retrógradas, demonstrando atraso social, não pode ser palavra de alguém onisciente, perfeito, nem justo, nem bom. Se ele não esclarece as pessoas que vivem enganadas, é graças a ele que não cremos nele.

Na segunda hipótese, a inexistência de Deus, também somos ateus graças a deus; porque, se ninguém pregasse a existência de um deus, não haveria condições para existir ateísmo. Se Deus não existe de fato, mas existe só no pensamento dos teístas, o ateísmo está coberto de razão e só existe graças a esse deus hipotético. Se Deus não fosse inventado, não haveria razão para existir o ateísmo.

Vê-se, por aí, que, existindo ou não um deus, ou vários deuses, os ateus o são graças ao deus ou aos deuses que os povos dizem existir.
 

Veja mais em UM ATEU GRAÇAS A DEUS - O QUE É A VERDADE?

 

* Sébastien Faure (Saint-Etienne, França, 6 de janeiro de 1858 - Royan, 14 de julho de 1942)1 foi notável ativista libertário e anticlericalista francês, pedagogo, jornalista, poeta e compositor durante o período que compreende a segunda metade do século XIX e início do século XX. (Wikipédia).


Ver mais RELIGIÃO

 

..

.