Economia e política, conhecimentos gerais, contos e crônicas, avisos, cartas, humor.

 

CASA EM NAZARÉ DOS TEMPOS DE JESUS

21/12/2009

"Publicada em 21/12/2009 às 15h47m
Reuters/Brasil Online


NAZARÉ (Reuters) - Foram encontrados em Nazaré resquícios de uma casa construída na época de Jesus, a primeira descoberta do tipo feita no lugar onde Cristo passou sua infância, anunciou na segunda-feira a Autoridade de Antiguidades de Israel.

Arqueólogos não traçaram uma ligação direta entre a casa em Nazaré e Jesus.

Muitos fiéis cristãos acreditam que quando a mãe de Jesus, Maria, era criança, viveu numa caverna sobre a qual hoje fica a imponente Igreja da Anunciação, em Nazaré.

Yardenna Alexandre, que comandou a escavação perto da igreja, disse que ela expôs as paredes de uma casa do século 1 composta de dois cômodos e um pátio.

"A descoberta tem enorme importância porque revela pela primeira vez uma casa do vilarejo judaico de Nazaré", disse Alexandre em comunicado divulgado pela Autoridade de Antiguidades.

"A construção que encontramos é pequena e modesta. É provável que seja típica das moradias de Nazaré daquela época", disse a arqueóloga.

"Até agora já tinham sido encontrados vários túmulos em Nazaré do tempo de Jesus, mas não tinham sido descobertos resquícios de um assentamento na região atribuídos a essa época".

Yardenna descreveu Nazaré, hoje a maior cidade árabe de Israel, com cerca de 65 mil habitantes, como um "pequeno vilarejo" no tempo de Jesus." (Globo on Line, 21/12/209: http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2009/12/21/primeira-casa-da-epoca-de-jesus-encontrada-em-nazare-915300858.asp).
 

A descoberta nada revela sobre a duvidosa história de Jesus. Só mostram um pouco da vida daqueles dias em que dizem ter ele vivido.

 

José e Maria, segundo Mateus, não viviam em Nazaré antes de Jesus nascer; mas foram para lá após retornarem do Egito, para onde teriam ido para fugir de Herodes, cujo feito não foi conhecido por nenhum historiador da época.

 

O texto do evangelho diz:

"Mas tendo morrido Herodes, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonho a José no Egito, dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel; porque já morreram os que procuravam a morte do menino. Então ele se levantou, tomou o menino e sua mãe e foi para a terra de Israel. Ouvindo, porém, que Arquelau reinava na Judéia em lugar de seu pai Herodes, temeu ir para lá; mas avisado em sonho por divina revelação, retirou-se para as regiões da Galiléia, e foi habitar numa cidade chamada Nazaré" (V. 19-22).

 

O dizer que José, temendo voltar para sua terra, "retirou-se para as regiões da Galiléia, e foi habitar numa cidade chamada Nazaré" diz claramente que José não morava em Narazé conforme a versão de Lucas, mas só foi viver lá por temer viver em Israel.

 

Vejam as duas versões em A INFÂNCIA DE JESUS.

 

Ver mais sobre COMENTARIOS SOBRE RELIGIÃO

 

Para abrir em nova janela, mantendo esta página aberta, pressione SHIFT ao clicar no link.

- -

BUSCA
Google

PROCURE NA CAIXA ABAIXO