COMO UM DEUS SE TORNOU DEUS

 

Deus, o nome comum dado a entidades sobrenaturais idealizadas pelo homem primitivo, hoje virou um nome próprio.  Por que? É essa a dúvida expressa por um amigo, a quem respondi.

 

"Caro João.
Você pode me tirar uma dúvida?
Por que os judeus antigos e os cristãos do tempo de Jesus chamam ao deus que eles acreditam de simplesmente Deus? Por que não lhe atribuíram um nome?
Alguns evangélicos o chamam de Javé ou Jeová, mas isso não é unanimidade.
De onde surgiu essa ideia de chamá-lo só assim?
É como se um garoto fosse apresentar o pai pra um amigo dizendo: este é o meu pai, chamado de Pai.
Por que essa ideia se generalizou?
Att
..."

 

O que encontramos nas entrelinhas dos livros bíblicos indica que os judeus devem ter-se tornado adoradores exclusivos de Yavé por ocasião do reinado de Josias, aquele rei que fez uma reforma no templo e mandou colocar lá aquele livro chamado "Lei de Deus" contando ao povo aquela história fantasiosa de que eles eram descendentes escolhidos de um caldeu chamado Abrão, depois Abraão, escolhido por Yavé, e que eles dominariam o mundo.

 

Observem que Josias fez uma tremenda carnificina com os sacerdotes que ofereciam sacrifícios aos deuses assírios (II Reis, 23:18-20).  Como eles conheciam centenas de deuses, ao  adotarem Yavé como o único deus verdadeiro, ele se tornou "o Deus", os outros seriam falsos.   Vejam que no texto cristãos há a expressão "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo." (Mateus, 16:16).

 

Com o passar dos séculos, e os judeus enfrentando guerras, e sendo massacrados pelos adoradores de outros deuses, mas permanecendo fiéis à crença de que só havia um deus verdadeiro, Yavé, o nome deus começou a virar sinônimo de Yavé.

 

Como para o Cristianismo deus virou três pessoas, Pai, Filho e Espírito Santo, mas não podiam fugir ao monoteísmo, criaram essa confusa trindade, onde os três são um, gerando um punhado de confusões.  Veja TRINDADE DO DEUS ÚNICO.

 

Para reforçar a idéia de que deus só existe um, os cristãos deixaram de usar o nome próprio desse deus, excluíram o artigo, passando a falar somente "Deus".  Assim chegou a nós essa forma de falar desse deus como simplesmente "Deus".
 

Ver mais sobre a origem da RELIGIÃO

 

..

.