QUANDO YAVÉ CRIOU OS VEGETAIS? ANTES DO HOMEM? OU DEPOIS?-- 14/09/2005

 

Quando Yavé teria criado as vegetações? Essa foi a dúvida que surgiu para alguns criteriosos analistas bíblicos. Hoje, já encontraram a razão de existirem duas narrativas divergentes. É quase certo que duas pessoas contaram a mesma lenda e os textos foram juntados apressadamente.

Assim se defendem os religiosos: "Os críticos sugerem que narrativas duplas no livro do Gênesis são por vezes contraditórias, isto seria prova convincente de que houve mais de um autor para o livro. Mas narrativas duplas não quer dizer versões diferentes e muito menos que elas refletem reais contradições. Por exemplo, a dupla narrativa da criação em Gênesis 1 e 2, mostra que a primeira é uma menção geral à criação, enquanto que a segunda concentra-se em detalhar a criação especial do primeiro casal. Não há contradições nas narrativas duplas. Muitos textos no oriente próximo mostra este mesmo tipo de repetições mas os críticos não se atreveriam a dar diferentes autores para cada um deles. Alguns estudiosos acreditam que narrativas repetidas pode ser apenas um peculiar estilo literário oriental para reafirmar verdades importantes" (CACP).

Vejamos se há ou não contradições:

FOI NO TERCEIRO DIA?

E disse Deus: Produza a terra relva, ervas que dêem semente, e árvores frutíferas que, segundo as suas espécies, dêem fruto que tenha em si a sua semente, sobre a terra. E assim foi. A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo as suas espécies, e árvores que davam fruto que tinha em si a sua semente, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom. E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.
...
Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra. Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento. E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu e a todo ser vivente que se arrasta sobre a terra, tenho dado todas as ervas verdes como mantimento. E assim foi. E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto
. (Gênesis, 1: 11-13; 27-31).

OU FOI NO SEXTO DIA? OU TUDO FOI FEITO EM UM DIA SÓ?

Eis as origens dos céus e da terra, quando foram criados. No dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus não havia ainda nenhuma planta do campo na terra, pois nenhuma erva do campo tinha ainda brotado; porque o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, nem havia homem para lavrar a terra. Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra. E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente. Então plantou o Senhor Deus um jardim, da banda do oriente, no Éden; e pôs ali o homem que tinha formado. E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida, bem como a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal". (Gênesis, 2: 4-9).

Estudiosos bíblicos ficavam pensando por que um mesmo autor teria dito que Yavé criara os vegetais no terceiro dia e o homem no sexto, e depois, que “não havia ainda nenhuma planta do campo na terra, pois nenhuma erva do campo tinha ainda brotado”, e, “formou o Senhor Deus o homem do pó da terra… então plantou o Senhor Deus um jardim... fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista”.

Análises recentes, baseando nos estilos literários, trouxeram a conclusão de que o Gênesis, assim como os livros seguintes, são uma reunião de textos escritos por vários autores, e a narração do capítulo 1 foi redigida por um escriba enquanto a do capítulo 2 foi escrita por outro. O autor do capítulo 2 aprendera que Yavé criara o homem para depois criar os vegetais, e o do capítulo 1 conhecia a lenda dos sete dias. É o fato de ser feita por várias pessoas que torna a Bíblia tão contraditória. Yavé criou os vegetais no terceiro dia para alguns, mas para outros ele só os criou depois da criação do homem. E, para esses, parece não ter havido sete dias durante a criação.


Ver mais CONTRADIÇÕES BÍBLICAS

Ver mais RELIGIÃO

 

..

.