DESMONTE DA PETROBRÁS

27/04/2019

 

Como a vitória neoliberal, o Brasil não será mais senhor de seu petróleo.  Reduzindo a Petrobrás, os estrangeiros farão a festa.

 

"A Petrobras espera obter até 20 bilhões de dólares com a venda de oito ativos de refino em um processo que deve durar um ano e meio para ser concluído, disse uma fonte da empresa à Reuters.

Na noite de sexta-feira, a Petrobras informou que seu Conselho de Administração aprovou novas diretrizes para a gestão do portfólio de ativos da companhia, considerando a venda de oito refinarias, mas sem estimar um valor.

O ajuste no plano de gestão também inclui a venda de rede de postos da Petrobras no Uruguai, além de participação adicional na BR Distribuidora.

“São ativos consolidados, de padrão, e que valem por baixo 15 bilhões. Achamos que valem até 20 bilhões de dólares”, afirmou a fonte, ao comentar sobre as refinarias, situadas em Pernambuco, Paraná (duas unidades), Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Amazonas e Ceará.

Juntas, as refinarias que devem ser negociadas somam capacidade total de 1,1 milhão de barris de petróleo por dia, disse a Petrobras na véspera.

São elas: Abreu e Lima (Rnest), Unidade de Industrialização do Xisto (Six), Refinaria Landulpho Alves (Rlam), Refinaria Gabriel Passos (Regap), Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), Refinaria Isaac Sabbá (Reman) e Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor)."
<https://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2019/04/27/petrobras-espera-obter-ate-us20-bi-com-vende-de-8-ativos-de-refino-diz-fonte-da-empresa.htm>
 

Essa empresa, que nos tempos de Lula teve os maiores lucros da história vendendo-nos um combustível bem caro, mas a pouco mais da metade do que nos é vendido hoje, será destruída aos poucos para dar lugar aos exploradores externos, e nós continuaremos pagando a conta bem mais caro.

 

Ver mais POLÍTICA BRASILEIRA

 

..

.