DEUS FEZ TUDO CERTO?

 

Pedro Malazarte vivia inconformado com o mundo. Tudo estava errado.

— Ah! Se eu fosse Deus, iria colocar tudo direito no seu devido lugar. Transformaria as formigas em trabalhadores e os preguiçosos em formigas. Retiraria os espinhos das rosas, pois estes não servem para nada. Eliminaria os ferrões das abelhas para ser mais fácil colher o mel. Faria isso… Faria aquilo…

Assim, Pedro Malazarte caminhava sonhando. Parou debaixo de uma jabuticabeira e pôs-se a tagarelar:

— Uma árvore tão grande dando frutinhas tão pequenas. Ontem eu vi um pé de abóbora, com as ramas fininhas e abóboras tão grandes. Seu eu fosse Deus faria a fruta pequena na árvore pequena e a fruta grande na árvore grande.

Enquanto falava, apanhou um punhado de jabuticabas, assentou-se debaixo da jabuticabeira e tranquilamente as saboreou pensando no mundo por ele idealizado. Como estava cansado, deitou-se e acabou dormindo. Sonhou com tudo já arrumado: com um mundo belo e harmonioso reorganizado por ele. De súbito, foi despertando por uma grande jabuticaba que caiu no seu olho e arrebentou-se. Pedro Malazarte acordou apavorado. Levou a mão aos olhos e, ao sentir o caldo e a dor, pensou que alguém havia lhe atirado uma pedra.

Quando se deu conta do ocorrido, sentiu um frio na espinha ao pensar que se ele fosse Deus, teria morrido, pois, em vez de cair uma jabuticaba, teria caído uma grande abóbora e amassado sua cabeça.

<http://www.atribunanews.com.br/variedades/historias-que-ensinam/pedro-malazarte>

 

Lendo essa estória, pensei na Castanha-do-Pará: se Pedro Malazarte tivesse deitado debaixo de uma castanheira, ele nem teria tido tempo para pensar na sacanagem divina.  

 

Ver mais SANDICES RELIGIOSAS

 

..

.