O DEUS QUE ESTENDEU A TERRA SOBRE AS ÁGUAS

 

"Adorai ao Senhor"...  "que estendeu a Terra sobre as águas" (Salmos, 136: 6).

 

Terra estendida sobre as águas.  Dbaixo da Terra estaria cheio de peixes e outros seres marinhos


Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos” (Deuteronômio,5: 7-10).

Naqueles tempos, cada povo tinha seus deuses. Os dos outros eram falsos. Havia deuses de todas as formas animais. Parece que a idéia original foi de que cada deus fez suas criaturas à sua “imagem e semelhança”. E, como para os hebreus, havia um único deus, todos os outros seriam falsos: “em cima no céu” havia as “aves” (Deuteronômio, 4: 17), deificadas por povos vizinhos, “na terra”, “quadrúpedes e répteis”, também os humanos (Deuteronômio, 4: 16, 17), e o mais adorado era o boi; e “nas águas debaixo da terra”? Há águas debaixo da terra? Sabemos que a Terra não está em cima de nada. Mas para o onisciente Javé, à imagem e semelhança dos hebreus, a Terra estava como um disco a flutuar sobre o oceano, e debaixo dela havia peixes e animais marinhos (Deuteronômio, 4: 18). Esses também, se deificados, seria afronta ao grande Javé.

 

O atual terraplanismo é a ressurreição de parte da crença que imaginávamos estar sepultada há muito tempo, mas o mandamento de Yavé o resssuscitou.  Se Yavé estendeu a Terra sobre as águas e proibiu fazer imagem dos seres que estão debaixo dela, não resta dúvida, a Terra é plana e estendida sobre o mar.

 

Ver mais ENGANOS DIVINOS

 

..

.