DIA DO MUSICOTERAPEUTA

 

15 de setembro é o dia da Musicoterapia
15/09/2011

No dia 15 de setembro, comemoramos o Dia da Musicoterapia, área que busca desenvolver potenciais do ser humano alcançando melhor qualidade de vida através de prevenção, reabilitação ou tratamento.

Musicoterapia é a utilização da música através de ritmo, melodia e harmonia, a fim de facilitar e promover a comunicação, o aprendizado, a expressão, a organização e outros. De forma não verbal, o estudo é o comportamento sonoro do indivíduo, ministrado através de um Musicoterapeuta qualificado. Esse profissional precisa ter graduação em Musicoterapia ou especialização para profissionais da área de música ou saúde. Sua formação inclui teoria musical, canto e prática em pelo menos um instrumento harmônico.

Há registros da aplicação da musicoterapia no período da II Guerra, e o primeiro programa de musicoterapia foi fundado em 1944 na Universidade Estatal do Michigan, nos Estados Unidos. Em abril de 1991, o então Governador do Estado de São Paulo, Antonio Fleury Filho, decretou o dia 15 de setembro como Dia da Musicoterapia, mas logo depois a comemoração foi estendida para todo o País.

O Musicoterapeuta pode trabalhar com diversos tipos pacientes, sejam pessoas com dificuldades motoras, autistas, pacientes com paralisias cerebrais, com dificuldades emocionais e também idosos. O trabalho muitas vezes é realizado em conjunto com Médicos, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais e Educadores. Atualmente é uma profissão muito promissora, pois seus estudos auxiliam cada vez mais na reabilitação física e na doença de Alzheimer.

A UGF parabeniza os profissionais que através da música podem auxiliar no busca e na manutenção da saúde.

 

<http://www.posugf.com.br/noticias/todas/919-15-de-setembro-e-o-dia-da-musicoterapia>
 

Música libera dopamina.

 

 Ver mais   DATAS

..

.