DIA INTERNACIONAL DO MEL

 

21 de junho é o DIA INTERNACIONAL DO MEL.

 

Do que é feito o mel?  

 

"As abelhas têm em suas cabeças glândulas que secretam duas enzimas: invertase e glicose oxidase.

O mel é formado pela reação dessas substâncias com o néctar coletado das flores. A invertase converte a sacarose – tipo de açúcar contido no néctar – em dois outros açúcares: glicose e frutose. A glicose oxidase, por sua vez, transforma uma pequena quantidade de glicose em ácido glicônico, que torna o mel ácido, protegendo-o de bactérias que o fariam fermentar. Agitando as asas para secar a água, presente em grande quantidade no néctar, as abelhas desidratam o mel, matando outros microorganismos."

<https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-e-feito-o-mel/>

 

Essa é uma explicação científica.  Mas um determinado ser dito onisciente nos informa que mel é simplesmente excremento de abelhas:

 

"E teu Senhor inspirou as abelhas, (dizendo): Construí as vossas colmeias nas montanhas, nas árvores e nas habitações (dos homens).
Alimentai-vos de toda a classe de frutos e segui, humildemente, pelas sendas traçadas por vosso Senhor! Sai do seu abdômen um líquido de variegadas cores que constitui cura para os humanos. Nisto há sinal para os que refletem.
"
(Alcorão, surata 16:68-69).

 

Como deixei de acreditar em seres imaginários há mais de quarenta anos, não tenho razão para duvidar da explicação científica.  Mel é o produto do néctar das flores que reage com a invertase e a oxidase, não uma excreção do abdômen da abelha.
 

Ver mais CIÊNCIA

 

..

.