DIA MUNDIAL DOS OCEANOS

 

Dia Mundial dos Oceanos (ou em inglês: World Ocean Day) começou a ser comemorado em 8 de junho de 1992 durante a Rio-92 (em inglês: Earth Summit) na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. No momento esta data ainda não foi oficialmente estabelecida pelas Nações Unidas.

O Dia Mundial dos Oceanos tem a finalidade de, a cada ano, fazer um tributo aos oceanos e aos produtos que eles fornecem, tais como frutos do mar.

Os oceanos fornecem um meio de comunicação para o comércio global. A poluição mundial e o consumo excessivo de peixes, tem causado drásticas reduções nas populações de muitas espécies.

(Wikipédia)

 

 

 

Antigamente acreditava-se que a Terra fosse algo flutuando dentro de um único grande oceano. Esse entendimento se encontra até hoje no livro sagrado dos judeus e dos cristãos, onde se registra que Yavé "estendeu a terra sobre as águas" (Salmos, 136: 6), e o próprio deus onisciente teria proibido fazer imagens do que há "nas água debaixo da Terra" (Deuteronômio, 5: 8). E o escritor cristãos registrou que a Terra "foi tirada das águas e no meio das águas subsiste". Hoje, todos sabemos que essas afirmações espelhavam o conceito humano equivocado daqueles tempos, não obstante ainda existam bilhões de pessoas no mundo chamando de verdade o livro que contém tais equívocos. Não é a Terra que está "sobre as águas", mas as águas que preenchem depressões da Terra, formando cinco grandes oceanos.

 

 Ver mais DATAS

 

..

.