DIA NACIONAL DOS ANIMAIS

14 de março

 

O nosso elevado grau de evolução levou o homem a pensar que não fizesse parte dos animais.  Por isso até hoje muitos ainda recusam reconhecer o nosso parentesco.  Entretanto, hoje já se pensa um pouco mais sobre eles.

 

"O Dia Nacional dos Animais é comemorado anualmente em 14 de março no Brasil.

Esta data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados que devem ser dados aos animais, sejam domésticos ou selvagens.

Pensar no posicionamento dos seres humanos perante o meio ambiente e a preservação dos diferentes biomas também são questões essenciais debatidas neste dia.

De acordo com a legislação brasileira, maltratar animais é crime. Como maltrato entende-se: bater, deixar sem alimentos, água e abrigo, deixar preso, não tratar das doenças e abandonar os animais domésticos.

Os animais também são lembrados no dia 4 de outubro, considerado o Dia Mundial dos Animais, em homenagem ao nascimento de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais pela Igreja Católica.

<https://www.calendarr.com/brasil/dia-nacional-dos-animais/>

 

A versão pouco conhecida do conto da criação diz que, quando ainda nem vegetais existiam sobre a Terra, Yavé fez o homem do pó da terra o tornou uma "alma vivente"; depois do homem, ele plantou um jardim no Eden e fez com que a Terra produzisse os vegetais(Gênesis, 2:4-9).  Só depois de tudo isso, Yavé criou os animais e incumbiu o home de lhes dar nomes.  E, ao que o conto dá a entender, o homem tentou encontrar em meio a esses seres uma fêmea que lhe pudesse lhe ser companheira, mas "não havia".  Aí, o deus decidiu forma a companheira do homem de uma de suas costelas (Gênesis, 2: 18-22). 

 

Deixando de lado as suposições religiosas, sabemos que a nossa espécie é bem mais nova do que as outras, se desarmonizando menos com o conto do capítulo 1 do Gênesis, que diz que o homem foi o último ser vivo a ser criado por Yavé.   De qualquer modo, é importante que cuidemos da preservação das outras espécies.

 

Ver mais COMEMORAÇÕES, FATOS E MITOS

 

..

.