ESTAMOS NOS ÚLTIMOS DIAS. DESDE QUANDO?

 

Os últimos dias fazem parte das fantasias de religiosos desde muitos séculos. Mas nem sempre últimos dias significou o fim do mundo.  Para os judeus era o fim de seus sofrimentos, o fim dos domínios gentios (outros povos), quando o mundo seria dominado por eles, povo escolhido de Yavé.   Os cristãos é que deram outra interpretação a esse chamado "tempo do fim".

 

"Os que não são cristãos tem dificuldade em acreditar que estamos vivendo nos últimos dias da história de esta Terra. A Bíblia diz em 2 Pedro 3:3-4 “Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores com zombaria andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.” A vinda do anticristo é um sinal do fim. A Bíblia diz em 1 João 2:18 “Filhinhos, esta é a última hora; e, conforme ouvistes que vem o anticristo, já muitos anticristos se têm levantado; por onde conhecemos que é a última hora.”
Que disse Jesus sobre quando o fim do mundo chegaría? A Bíblia diz em Mateus 24:14 “E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.”
Nos últimos dias haverão homens fazendo-se passar por Jesus para nos enganar, A Bíblia diz em Mateus 24:23-24 “Se, pois, alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! ou: Ei-lo aí! não acrediteis; porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.”
Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. A Bíblia diz em Mateus 24:29-30 “Logo depois da tribulação daqueles dias, escurecerá o sol, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.”
Em que condição moral estará a nossa sociedade nos últimos dias? A Bíblia diz em 2 Timóteo 3:1-5 “Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos; pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta- te também desses.”
Um aumento em conhecimento e habilidade de viajar é um sinal dos últimos dias. A Bíblia diz em Daniel 12:4 “Tu, porém, Daniel, cerra as palavras e sela o livro, até o fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará.”
Que outros sinais dos últimos dias menciona a Bíblia? A Bíblia diz em Lucas 21:25-26 “E haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; e sobre a terra haverá angústia das nações em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. Os homens desfalecerão de terror, e pela expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto os poderes do céu serão abalados.”
Conversações sobre paz e segurança é outro sinal dos últimos dias. A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 5:2-3 “Porque vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como vem o ladrão de noite; pois quando estiverem dizendo: Paz e segurança! então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão.”
Que devem as pessoas fazer quando vêem estes sinais? A Bíblia diz em Mateus 24:42-44 “Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor; sabei, porém, isto: se o dono da casa soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Por isso ficai também vós apercebidos; porque numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem.” (http://www.jesusvoltara.com.br/info/osultimosdias.htm)

 

A primeira citação já é boa para manter os religiosos que não analisam acreditando nesse fim. Pois fala de escarnecedores perguntando 'onde está a promessa'.  Nisso eles veem exatamente nós.

A segunda citação já mostra como há dois mil anos os cristãos já pensavam estar no fim do mundo: "conhecemos que é a última hora".  Que hora longa!

A terceira citação já fala do evangelho pregado em "todo o mundo". Com a atual globalização, até parece que o mundo inteiro já ouviu mesmo falar do cristianismo.

A quarta diz sobre homens fazendo-se passar por Jesus.  Isso sempre ocorreu desde que se inventou o cristianismo.

A quinta já fala de fenômenos cosmológicos, alguns impossíveis.   O escurecimento do Sol deverá ocorrer algum dia, mas isso deverá ser daqui a milhões ou bilhões de anos.  As estrelas caírem do céu é algo fisicamente inviável.  Se uma das menores estrelas tem mais de vinte e seis mil vezes o tamanho da Terra, não há como elas caírem aqui. E queda só ocorre onde há gravidade.  Dessa idéia surgiu a visão apocalíptica das estrelas caindo pela terra "como a figueira quando, abalada por vento forte, lança seus figos verdes" ().  Isso só era imaginado, porque todos eles pensavam que as estrelas fosse aquelas bolinhas que parecem aos nossos olhos.

A sexta citação já fala de homens de características negativas, as quais sempre existiram. Em todo tempo as pessoas, por desinformação, pensam que gente ruim só existe em seus próprios dias.

A sétima é algo escrito muito provavelmente nos tempos do domínio de Antíoco IV, que oprimiu os judeus.  Esse fim do tempo deveria ser naquele tempo.  Antíoco deveria ser o último opressor.

A oitava fala de fenômenos naturais de grande proporção em desastres.  Isso sempre existiu também.  Não são coisas de hoje.  O que ocorre hoje é que somos informados imediatamente de todos os vulcões, terremotos e maremotos que ocorre em todo mundo, e antes não existia essa informação.

As duas últimas citações são as de mais importância para os religiosos: dizem que isso ocorrerá repentinamente quando ninguém estiver esperando.

O certo é que desde que surgiu o cristianismo, se fala em eminente fim do mundo. Mas tudo indica que a humanidade ainda sobreviverá por muito tempo, apesar dos desastres naturais.  O Sol não pode perder sua luz de uma hora para outra, nem as estrelas são capazes de cair na Terra.

 

Ver também OS ÚLTIMOS DIAS.

 

Ver mais RELIGIÃO

 

..

.