FRASES DE ESCRITOS SAGRADOS

 

Livros Sagrados
Esta área se encontra em franca expansão. Se souber de alguma passagem de algum livro sagrado ou código de conduta que atente ao que consideramos hoje como valores éticos, entre em contato.
 

 

Bíblia Sagrada

Bíblia é o texto religioso central do judaísmo e do cristianismo. Veja algumas das coisas que estão na Bíblia, mas que nunca vai ouvir sair da boca do seu pastor na hora do dízimo.

As mulheres estejam caladas nas igrejas, porque lhes não é permitido falar, mas estejam submissas como também ordena a lei. E se querem ser instruídas sobre algum ponto, interroguem em casa os seus maridos, porque é vergonhoso para uma mulher o falar na igreja (1 Coríntios 14:34-35).

As mulheres estejam caladas nas igrejas; porque lhes não é permitido falar; mas estejam submissas como também ordena a lei. E se querem ser instruídas sobre algum ponto, interroguem em casa os seus maridos, porque é vergonhoso para uma mulher o falar na igreja
1 Coríntios 14:34-35

A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.  Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação.
1 Timóteo 2:9-1

As mulheres sejam submissas a seus maridos como ao Senhor, porque o marido é cabeça da mulher como Cristo é cabeça da Igreja, seu corpo, do qual ele é o Salvador. Ora, assim como a Igreja está sujeita a Cristo, assim o estejam também as mulheres a seus maridos em tudo.
Efésios 5:22-24

Quando Jesus ficou sozinho, os que estavam com ele, junto com os Doze, perguntaram o que significavam as parábolas. Jesus disse para eles: ‘Para vocês, foi dado o mistério do Reino de Deus; para os que estão fora tudo acontece em parábolas, para que olhem, mas não vejam, escutem, mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam perdoados.’
Marcos 04:10-12
 

 

Alcorão
O Corão é o livro sagrado do islamismo. Os muçulmanos acreditam que o Alcorão é a palavra literal de Deus (Alá) revelada ao profeta Maomé (Muhammad) ao longo de um período de vinte e dois anos. E, mesmo assim, possui certas passagens com ética questionável.

Quanto àquelas, dentre vossas mulheres, que tenham incorrido em adultério, apelai para quatro testemunhas, dentre os vossos e, se estas o confirmarem, confinai-as em suas casas, até que lhes chegue a morte ou que Deus lhes trace um novo destino.
Sura 4:15

Os homens têm autoridade sobre as mulheres, pelo que Allah preferiu alguns a outros, e pelo que despendem de suas riquezas. Então, as íntegras são devotas, custódias da honra, na ausência dos maridos. E àquelas de quem temeis a desobediência, exortai-as, pois, e abandonai-as no leito, e batei-lhes…
Sura 4:34

 


Talmude
O Talmude é um registro das discussões rabínicas que pertencem à lei, ética, costumes e história do judaísmo. É um texto central para o judaísmo rabínico, perdendo em importância apenas para a Bíblia hebraica. Ainda assim, possui certos problemas éticos.

Quando nasce um menino todos se alegram, mas quando nasce uma menina todos se entristecem.
Niddah 31

A mulher é um vaso cheio de imundícies com sua boca cheia de sangue e, entretanto, todos a desejam.
Shabbath 152
 

 

Código de Hamurabi
O Código de Hamurabi é um dos mais antigos conjuntos de leis já encontrados, e um dos exemplos mais bem preservados deste tipo de documento da antiga Mesopotâmia. Segundo os cálculos, estima-se que tenha sido elaborado por Hamurabi por volta de 1700 a.C.

Quando uma mulher tiver conduta desordenada e deixar de cumprir suas obrigações do lar, o marido pode submetê-la à escravidão. Esta servidão pode, inclusive, ser exercida na casa de um credor de seu marido e, durante o período em que durar, é lícito a ele (ao marido) contrair novo matrimônio.
 


Código de Manu
O Código de Manu é parte de uma coleção de livros bramânicos, enfeixados em quatro compêndios: o Mahabharata, o Ramayana, os Puranas e as Leis Escritas de Manu. Inscrito em sânscrito, constitui-se na legislação do mundo indiano e estabelece o sistema de castas na sociedade Hindu.

Mesmo que a conduta do marido seja censurável, mesmo que este se dê a outros amores, a mulher virtuosa deve reverenciá-lo como a um deus. Durante a infância, uma mulher deve depender de seu pai, ao se casará de seu marido, se este morrer, de seus filhos e se não os tiver, de seu soberano. Uma mulher nunca deve governar a si própria.
Leis de Manu (Livro Sagrado da Índia)
 

 

Malleus Maleficarum
O Martelo das Bruxas é uma espécie de manual de diagnóstico para bruxas, publicado em 1487, dividindo-se em três partes: a primeira ensinava os juízes a reconhecerem as bruxas em seus múltiplos disfarces e atitudes; a segunda expunha todos os tipos de malefícios, classificando-os e explicando-os; e a terceira regrava as formalidades para agir “legalmente” contra as bruxas, demonstrando como inquiri-las e condená-las.

Quando uma mulher pensa sozinha, ela pensa maldades.

E convém observar que houve uma falha na formação da primeira mulher, por ter sido ela criada a partir de uma costela recurva, ou seja, uma costela do peito, cuja curvatura é, por assim dizer, contrária à retidão do homem. E como, em virtude dessa falha, a mulher é animal imperfeito, sempre decepciona e mente.
 


Concílio de Trento
O Concílio de Trento, realizado de 1545 a 1563, foi o 19º concílio ecuménico. É considerado um dos três concílios fundamentais na Igreja Católica. Foi convocado pelo Papa Paulo III para assegurar a unidade da sagrada escritura histórica e a disciplina eclesiástica, no contexto da Reforma da Igreja Católica e a reação à divisão então vivida na Europa devido à Reforma Protestante.

Aquele que recebe a graça celestial da fé livra-se da inquietação da curiosidade.
 


Publicações das Testemunhas de Jeová
São publicações feitas pela Sociedade da Torre da Vigília, aqueles panfletos que eles jogam no quintal de sua casa ou lhe dão em mãos quando você aceita sair para conversar com um par deles.

Vacinas são uma violação direta da aliança perpétua que Deus fez com Noé depois do Dilúvio (…) Vacinas nunca salvaram vidas humanas. Não evitam a varíola.
The Golden Age de 04/02/1931
 

 

Le Ménagier
O Guia da Boa Esposa é um tratado de conduta moral e costumes da França, feito no século XIV. Inclui conselhos sexuais, receitas e dicas de jardinagem. O texto oferece uma visão rara sobre o cotidiano dos ideais medievais. O ponto central do livro é a obediência da esposa.

Quando um homem for repreendido em público por uma mulher, cabe-lhe o direito de derrubá-la com um soco, desferir-lhe um pontapé e quebrar-lhe o nariz para que assim, desfigurada, não se deixe ver, envergonhada de sua face. E é bem merecido, por dirigir-se ao homem com maldade de linguajar ousado. (Fonte: Ateus do Brasil).

 

Ver também FRASES DE CRENTES FAMOSOS.

 

Ver mais sobre RELIGIÃO

..