GALILEU E A IGREJA

 

Da mesma forma que há argumento até contra a existência do holocausto nazista, há distorcedores de outros fatos.  Hoje há quem queira justificar os atos da igreja contra Galileu quando ele foi proibido de ensinar o heliocentrismo, mesmo sendo o assunto hoje indiscutível.

 

"Galileu Galilei (1564-1642)
Galileu é freqüentemente lembrado por seu conflito com a Igreja Católica Romana. Sua obra controversa sobre o sistema solar foi publicada em 1663. Ela não tinha provas de um sistema solar heliocêntrico (as descobertas do telescópio de Galileu não indicavam uma terra em movimento), e sua única "prova", baseada sobre as marés, era inválida. Ela ignorou as órbitas elípticas corretas dos planetas, publicadas há vinte e cinco anos atrás, por Kepler. Visto que sua obra acabou colocando o argumento favorito do Papa na boca do tolo no diálogo, o Papa (um velho amigo de Galileu) ficou muito ofendido. Após o "teste" e, tendo sido proibido de ensinar o sistema heliocêntrico, Galileu fez sua obra teórica mais útil, que foi sobre dinâmica. Galileu disse expressamente que a Bíblia não podia errar, ele viu seu sistema relacionado ao assunto de como a Bíblia deve ser interpretada."
(http://www.monergismo.com/textos/apologetica/cientistas_famosos.htm)

 

Pode-se acreditar nisso? 

Então, por que a igreja o condenou e, só depois de sua morte, o absorveu?

 

O que sabemos de histórico é que Galileu Galilei retratou para não ser executado.  Mas ele nunca foi convencido de que estivesse errado.  E não estava mesmo.  Se à época havia dúvida, hoje não há mais; sabemos que ele estava certo. Temos prova mais do que suficiente de que a Terra está girando em torno Sol.

 

"Por sua visão heliocêntrica, o astrônomo italiano teve que ir a Roma em 1611, pois estava sendo acusado de herege. Condenado, foi obrigado a assinar um decreto do Tribunal da Inquisição, onde declarava que o sistema heliocêntrico era apenas uma hipótese. Contudo, em 1632, ele voltou a defender o sistema heliocêntrico e deu continuidade aos seus estudos.

Muitas idéias fundamentadas por Aristóteles foram colocadas em discussão por indagações de Galilei. Entre elas, a dos corpos leves e pesados caírem com velocidades diferentes. Segundo ele, os corpos leves e pesados caem com a mesma velocidade.

Em 1642, ele morreu cego e condenado pela Igreja Católica por suas convicções científicas. Teve suas obras censuradas e proibidas. Contudo, uma de suas obras (sobre mecânica) foi publicada mesmo com a proibição da Igreja, pois seu local de publicação foi em zona protestante, onde a interferência católica não tinha influência significativa. A mesma instituição que o condenou o absolveu muito tempo após a sua morte, em 1983" (Wikipédia).

 

O "Livro dos Decretos da Congregação da Inquisição" registra o sentenciamento de Galileu em 1633.

 

"16 junho 1633
Galileo Galilei, pelas razões acima, como decretado por sua Santidade, deve ser interrogado no que diz respeito à acusação, mesmo ameaçado com tortura, e se ele o mantém, proceder a uma abjuração do veemente [suspeito de heresia] ante a completa Congregação do Santo Ofício, sentenciad
o a aprisionamento ao prazer da Santa Congregação, ordenado, tanto na escrita ou falando, a não tratar mais de qualquer maneira da mobilidade da Terra ou a estabilidade do Sol; ou caso contrário ele sofrerá a punição de reincidência. O livro realmente escrito por ele, cujo título é "Dialogo di Galileo Galilei Linceo", deve ser proibido. Além disso, que estas coisas possam ser conhecidas por todos, ele ordenou que cópias da sentença precedente devam ser enviadas a todos os Núncios Apostólicos, a todos os inquisidores contra a depravação herética, e especialmente ao Inquisidor de Florença que deve publicamente ler a sentença para toda a sua congregação e mesmo na presença de tantos quanto aqueles que ensinam matemática e que ele possa reunir."

 

Admitindo-se que Galileu tenha declarado, sob ameaça, que "a Bíblia não podia errar", foi essa a sua declaração errada; pois é a Bíblia que errou, e não ele ao defender o heliocentrismo.   Galileu não desistiu de sua descoberta; apenas deixou de divulgá-la para continuar vivo.  Ainda que ele não tenha descoberto que as órbitas dos planetas são elípticas, isso não invalida o que ele descobriu.

 

Ver mais sobre os MALEIFÍCIOS RELIGIÃO

 

..

.