A INFÂNCIA DE JESUS SEGUNDO DOIS EVANGELHOS CANÔNICOS

- 17/12/2006  -

INFÂNCIA DE JESUS

SEGUNDO O EVANGELHO DE MATEUS

 

Segundo o evangelho de Mateus, os pais de Jesus fugiram com ele para o Egito, lá ficaram até a morte de Herodes, após o que foram para Nazaré.

"Tendo, pois, nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram do oriente a Jerusalém uns magos que perguntavam: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? pois do oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo. O rei Herodes, ouvindo isso, perturbou-se, e com ele toda a Jerusalém; e, reunindo todos os principais sacerdotes e os escribas do povo, perguntava-lhes onde havia de nascer o Cristo. Responderam-lhe eles: Em Belém da Judéia; pois assim está escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidades de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel. Então Herodes chamou secretamente os magos, e deles inquiriu com precisão acerca do tempo em que a estrela aparecera; e enviando-os a Belém, disse-lhes: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino; e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore. Tendo eles, pois, ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela que tinham visto quando no oriente ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. Ao verem eles a estrela, regozijaram-se com grande alegria. E entrando na casa, viram o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro incenso e mirra. Ora, sendo por divina revelação avisados em sonhos para não voltarem a Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho. E, havendo eles se retirado, eis que um anjo do Senhor apareceu a José em sonho, dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito, e ali fica até que eu te fale; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.
Levantou-se, pois, tomou de noite o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. e lá ficou até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta: Do Egito chamei o meu Filho. Então Herodes, vendo que fora iludido pelos magos, irou-se grandemente e mandou matar todos os meninos de dois anos para baixo que havia em Belém, e em todos os seus arredores, segundo o tempo que com precisão inquirira dos magos" (Mateus, 2: 1-16).
"Mas tendo morrido Herodes, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonho a José no Egito, dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel; porque já morreram os que procuravam a morte do menino. Então ele se levantou, tomou o menino e sua mãe e foi para a terra de Israel. Ouvindo, porém, que Arquelau reinava na Judéia em lugar de seu pai Herodes, temeu ir para lá; mas avisado em sonho por divina revelação, retirou-se para as regiões da Galiléia, e foi habitar numa cidade chamada Nazaré" (V. 19-22).

Em resumo, Jesus nasceu em Belém, seus pais fugiram com ele para o Egito para escapar de Herodes, que queriam matá-lo, e só retornaram a Israel após a morte de Herodes e foram morar em Nazaré.  E josé e Maria nem eram de Nazaré. A expressão "retirou-se para as regiões da Galiléia,  e foi habitar numa cidade chamada Nazaré" não pode se referir a pessoas que já fossem moradores de Nazaré.
 

INFÂNCIA DE JESUS

SEGUNDO O EVANGELHO DE LUCAS


Segundo o evangelho de Lucas, dias depois do nascimento, Jesus foi levado para Nazaré e viveu initerruptamente lá até os doze anos, nunca vivendo no Egito.
 


"... saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo fosse recenseado. Este primeiro recenseamento foi feito quando Quirínio era governador da Síria" (Lucas, 2: 1, 2)
"Subiu também José, da Galiléia, da cidade de Nazaré, à cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida . Enquanto estavam ali, chegou o tempo em que ela havia de dar à luz, e teve a seu filho primogênito; envolveu-o em faixas e o deitou em uma manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem (v. 4-7).
"Ora, havia naquela mesma região pastores que estavam no campo, e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho. E um anjo do Senhor apareceu-lhes... O anjo, porém, lhes disse: ...É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: Achareis um menino envolto em faixas, e deitado em uma manjedoura (v. 8-12)...
"E logo que os anjos se retiraram deles para o céu, diziam os pastores uns aos outros: Vamos já até Belém, e vejamos isso que aconteceu e que o Senhor nos deu a conhecer. Foram, pois, a toda a pressa, e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura; e, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita; e todos os que a ouviram se admiravam do que os pastores lhes diziam (v. 15-18).
21 Quando se completaram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido. Terminados os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém, para apresentá-lo ao Senhor
23 (conforme está escrito na lei do Senhor: Todo primogênito será consagrado ao Senhor)
, e para oferecerem um sacrifício segundo o disposto na lei do Senhor: um par de rolas, ou dois pombinhos" (v. 21-24)...
"Assim que cumpriram tudo segundo a lei do Senhor, voltaram à Galiléia, para sua cidade de Nazaré. E o menino ia crescendo e fortalecendo-se, ficando cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele. Ora, seus pais iam todos os anos a Jerusalém, à festa da páscoa. Quando Jesus completou doze anos, subiram eles segundo o costume da festa" (v. 39-42).
 

 
 
 
 
 
 
 
 

Em resumo, Jesus nasceu em Belém, e foi circuncidado no oitavo dia de vida, levado ao templo após a purificação de Maria, e seus pais retornaram com ele para Nazaré. Após, isso eles iam a Jerusalém todos os anos, até ele completar doze anos. Não viveu nenhum tempo no Egito

O relato de Lucas não parece estar falando das mesmas pessoas referidas no relato de Mateus.

 

Quem terá dito a verdade?

Jesus, ao nascer, foi visitado por magos do Oriente (Mateus, 2: 1-11) ou por pastores de ovelhas (Lucas, 2: 8-17)?

José e Maria moravam em Nazaré (Lucas, 2: 4), ou só foram residir lá ao retornar do Egito temendo Arquelau filho de Herodes (Mateus, 2:23)?

Jesus viveu seus primeiros anos no Egito (Mateus, 2: 14-21) ou viveu toda a sua infância em Nazaré, indo todos os anos a Jerusalém (Lucas, 2: 21-42)?

E a matança dos meninos (Mateus, 2: 16)? Pelo menos nessa, poderíamos concordar com Lucas, que deixa claro não ter acontecido. Uma barbaridade dessa não ocorreria sem ficar nenhum registro. Ninguém da época deu essa notícia.

 

Ver mais CONTRADIÇÕES BÍBLICAS

 

Ver mais RELIGIÃO

 


.