A JOGADA ROMANA QUE DEU CERTO

 

Certo dia, uns romanos espertos, cansados de matar judeus, pensaram uma maneira de se livrar de vez desse povo sem mais derramamento de sangue.  O modo mais eficiente seria colocar o povo contra os judeus, convencendo-o de que os judeus rejeitaram a salvação que seu deus enviou. Assim fizeram, e deu muito certo.

 

Pensaram os romanos: "Vamos nos livrar desse povo chato que vive queimando um monte de carneiros e bezerros em louvor a um deus egoísta e desfazendo dos nossos deuses, que nem são tão perversos quanto o deles.  Vamos criar uma estória dizendo que foi o próprio deus deles que decidiu". 

 

E assim ficou o conto:

 

Aquele deus verdadeiro, criador de todas as coisas, que gostava tanto de cheiro de carne queimada, se encheu disso e, como adora ver uma pessoa sendo torturada, resolveu mandar seu próprio filho para sofrer muita tortura e morrer e livrar os carneiros e bodes, ou melhor, livrar as almas dos seres humanos de um lago de fogo que ele criou, para o próprio deleite, para torturar eternamente os que não acreditam nele.

 

O deus todo-poderoso, que faz a paz e cria o mal, disse:

 

"Agora vocês não vão mais matar e queimar carneiros e bodes [enjoei-me disso], porque eu dei meu próprio filho para morrer para salvar vocês daquele lago de fogo eterno [que eu criei quando os judeus viveram na Babilônia].  Aquelas coisas que eu mandei os judeus fazerem todos os dias, eu revoguei tudo. A única coisa que vocês precisam fazer daqui para frente é aceitar meu filho como salvador.  Vocês vão viver miseravelmente por algumas décadas aqui na Terra, mas, depois da morte, eu vou dar para vocês uma outra vida, porém uma vida eterna e sem sofrimento.  Simples assim.  Mas quem não aceitar a minha oferta, eu vou jogar no lago de fogo, e vai ser assado eternamente", nunca mais se livrará da tortura.

 

O conto da substituição dos sacrifícios de animais pelo sacrifício do deus filho, acrescido da promessa de uma vida eterna e sem sofrimento, não teria como dar errado; o povo gostou da nova ideia, e essa 'verdade' cresceu e encheu a Terra.

 

Ver mais POR QUE SE CRÊ

 

..

.