Economia e política, conhecimentos gerais, contos e crônicas, avisos, cartas, humor.

 

LEI DE MURPHY

 

O criador dessa lei foi o capitão da Força Aérea americana, Edward Murphy, e também foi a primeira vítima conhecida de sua própria lei. Ele era um dos engenheiros envolvidos nos testes sobre os efeitos da desaceleração rápida em piloto de aeronaves.

Para poder fazer essa medição, construiu um equipamento que registrava os batimentos cardíacos e a respiração dos pilotos. O aparelho foi instalado por um técnico, mas simplesmente ocorreu uma pane, com isso Murphy foi chamado para consertar o equipamento, descobriu que a instalação estava toda errada, daí formulou a sua lei que dizia: “Se alguma coisa tem a mais remota chance de dar errado, certamente dará”.

As principais Leis de Murphy:

* Se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível.
* Todo corpo mergulhado numa banheira faz tocar o telefone.
* A informação mais necessária é sempre a menos disponível.
* O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude, o realista ajusta as velas, e quem conhece Murphy não faz nada.
* A fila do lado sempre anda mais rápido.
* Se você está se sentindo bem, não se preocupe. Isso passa.
* Se a experiência funcionou na primeira tentativa, tem algo errado.
* Você sempre acha algo no último lugar que procura.
* Toda partícula que voa sempre encontra um olho.
* Se está escrito Tamanho único, é porque não serve em ninguém.
* Não é possível sanar um defeito antes das 17 e 30h da sexta-feira. O defeito será facilmente sanado as 9 e 01h da segunda-feira.
* A probabilidade de o pão cair com o lado da manteiga virado para baixo é proporcional ao valor do carpete.
* O gato sempre cai em pé.
* Não adianta amarrar o pão com manteiga nas costas do gato e o jogar no carpete. Provavelmente o gato comerá o pão antes de cair em pé.

 

AS PROBABILIDADES E À LEI DE MURPH

 

* Se alguma coisa pode dar errado, dará... - O que pode dar errado, alguma vez dará.  E você se lembra mais do que deu errado, esquecendo mais facilmente o que deu certo.  E, se o erro for muito danoso, mais dificilmente você esquecerá.

 

* Todo corpo mergulhado numa banheira faz tocar o telefone - Talvez seu telefone tenha tocado trinta vezes e você tenha atendido e nem tenha observado o quanto tocou.   Mas, se tocar quando você estiver entrando na banheira, isso fica marcado na sua memória como um azar.    

 

Alguém até formulou a pergunta: "Por que quando você liga para um número errado ele sempre se encontra desocupado?"

Mas a realidade é que, se você ligar errado e o número errado estiver ocupado, você nem percebe que ligou errado.

 

* A informação mais necessária é sempre a menos disponível - Isso tem bastante lógica.  Se é a mais necessária, é a mais procurada, havendo menos disponibilidade.

 

* A fila do lado sempre anda mais rápido - Tendemos a ver mais o lado negativo do que o positivo.  Por isso, observamos mais os veículos que passam por nós do que os que ultrapassamos, com a agravante de que não ficamos olhando o que está atrás.

 

* Se você está se sentindo bem, não se preocupe. Isso passa - Vale aí o princípio observado nas filas.  Uma vez ou outra você se sente mal, e o mal é mais lembrado.  

 

* Se a experiência funcionou na primeira tentativa, tem algo errado - Nem sempre, mas, se tiver algo errado, isso será mais lembrado do que quando não há.

 

* Você sempre acha algo no último lugar que procura - É lógico, quando você acha, não continua a procurar, sendo esse o último lugar em que você procura.
 

* Toda partícula que voa sempre encontra um olho - Como milhares de partículas estão no ar, uma ou outra sempre acerta o lho de alguém, e essa é lembrada.


* Não é possível sanar um defeito antes das 17 e 30h da sexta-feira. O defeito será facilmente sanado as 9 e 01h da segunda-feira - Quando isso ocorre, é um fato para ser lembrado pela vítima por muito tempo mesmo.


* A probabilidade de o pão cair com o lado da manteiga virado para baixo é proporcional ao valor do carpete - Se o seu pão cair com a manteiga para cima, você se sente aliviado, porque teve sorte, e depois se esquece.  Mas quando ocorre o contrário, isso marca bem.  E, como há cinquenta por cento de probabilidade de cair com a manteiga para baixo, você sempre irá lembrar de mais vezes que ele caiu assim.

 

Você já observou que, na maioria das vezes, quando você está no ponto de ônibus parece que passam muito mais os ônus de outras linhas do que o da linha que você utiliza?    

O que ocorre é que, além de a probabilidade de seu ônibus ser o primeiro a chegar ser muito menor mesmo, ainda vem a agravante de você lembrar mais do lado negativo.

 

A ajuda do sobrenatural - Esta não é lei de Murphy, mas é interessante também. Você pode perder a condução dezenas de vezes e se esquecer do que ocorreu.  Mas, se um dia você perder um ônibus e ocorrer um acidente com ele logo em seguida, isso fica na sua memória para sempre. 

É daí que têm surgido as explicações de proteção do sobrenatural.   Mas a proteção é tão certa, que, recentemente, um indivíduo estava sendo entrevistado na rodovia onde ocorrera um acidente e agradecendo a proteção divina, que o poupara do acidente, e veio outro veículo e o atropelou.

 

Ver mais FILOSOFIA

 

Para abrir em nova janela, mantendo esta página aberta, pressione SHIFT ao clicar no link.

- -

BUSCA
Google

PROCURE NA CAIXA ABAIXO