.

 

OS LIVROS SAGRADOS

.

/2010

Um mapa dos livros sagrados

A influência da literatura religiosa está em todos os cantos do mundo. Aqui, você confere onde suas histórias se passam ou foram escritas

por Texto Tiago Jokura

MÓRMONS - O LIVRO DO NOVO MUNDO

O profeta Joseph Smith recebeu as placas de ouro que originaram o Livro de Mórmon nas colinas de Cumorah, na cidade de Palmira, estado de Nova York. Perseguidos por outros religiosos, os mórmons buscaram refúgio no oeste, e se assentaram em Salt Lake City.

ESPIRITISMO - PRESENÇA DE ESPÍRITO

Allan Kardec teve contato com experiências mediúnicas pela primeira vez em Paris, França, onde decidiu estudar mais a fundo as mensagens recebidas nas mesas girantes que faziam sucesso na cidade. Lá, publicou a 1ª edição de O Livro dos Espíritos.

RELIGIÕES AFRICANAS - DE BOCA EM BOCA

A principal origem das religiões de tradição oral que os escravos africanos trouxeram para a América é a região Iorubá, na atual fronteira da Nigéria com o Benin. Segundo a cultura desse povo, o mundo foi criado na cidade de Ile Ifé, na Nigéria.

CRISTIANISMO - O JOVEM MESSIAS

Segundo o Novo Testamento, Jesus nasceu em Belém, a caminho do censo de Quirino. Mas o Messias cristão passou a infância na cidade de Nazaré, região da Galiléia, onde viviam Maria e José. Só aos 30 anos Jesus se estabeleceria em Jerusalém.

TRÊS VEZES SAGRADA

A cidade de Jerusalém é sagrada para 3 religiões que surgiram da aliança de Deus com Abraão. Ela foi endereço do primeiro Templo de Salomão, dos judeus; local da crucificação de Jesus, para cristãos; e da ascensão de Maomé, maior profeta do islã.

HINDUÍSMO - REGISTRO ANCESTRAL

Os textos védicos, os mais antigos do hinduísmo, foram escritos na região de Punjab, considerada berço da religião hindu. Grandes ações dos textos épicos, como guerras do Mahabharata, também se passam no local, atual fronteira entre Índia e Paquistão.

TAOÍSMO - PEDÁGIO FILOSÓFICO

A princípio, o caminho e a virtude do Tao estavam na cabeça de Lao-tsé, filósofo de Luoyang, sul da China. Quando o pensador deixou a região, um guarda em Chung-nan Shan pediu que ele deixasse suas lições por escrito. Assim nasceu o Livro do Tao.

BUDISMO - UMA MENTE ILUMINADA

O príncipe Sidarta Gautama nasceu em Lumbini e viveu até os 29 anos no castelo. O rei não o deixava sair temendo uma profecia: seu filho seria um grande líder espiritual. Mas Siddharta fugiu e atingiu o nirvana em Bodh Gaya, na Índia, tornando-se o primeiro Buda.

JUDAÍSMO - TERRA DE ABRAÃO

A narrativa da Torá está centrada na antiga Mesopotâmia, atual região de Irã e Iraque. Segundo o Gênese, o Jardim do Éden estava entre os rios Tigre e Eufrates e, mais ao norte, o monte Ararat, onde a arca de Noé encalhou após o dilúvio.

ISLAMISMO - BERÇO ISLÂMICO

Na hora de rezar, os muçulmanos voltam-se para Meca, onde Maomé nasceu e recebeu as revelações do anjo Gabriel, que deram origem ao Alcorão. Perseguido em sua cidade natal, o profeta seguiu para Medina,de onde organizaria a reconquista.

 

Menos populares, sagradas também

Confira onde nasceram outras religiões menos famosas que também escreveram seus livros sagrados

Índia: na região do Punjab, onde nasceu o hinduísmo, também floresceu o jainismo, religião com cerca de 4,2 milhões de seguidores, cujo principal texto sagrado é o Tattvartha Sutra. No mesmo país, nasceu o Sikhismo, cujo livro sagrado, o Guru Granth Sahib, seria organizado em uma conferência em 1873.

Irã: entre 1600 a.C e 1200 a.C., a antiga Pérsia viu nascer o Zoroastrismo, primeira religião monoteísta de que se tem notícia. Apenas um quarto do Avesta, obra com seus ensinamentos, chegou aos nossos tempos. Ali também foi escrito, em 1873, o Kitáb-i-Aqdas (“Livro mais sagrado”), da religião Bahá·í, uma dissidência do islã.

Japão: o Xintoísmo é uma tradição oral religiosa, mas ganhou versões escritas, como o Kojiki (712 d.C.), com mitos sobre a história japonesa e a origem do universo. Jamaica: o movimento rasta tem um texto sagrado, o Kebra Negast. Traduzido para o árabe perto de 1225 d.C., relata a vida do primeiro rei Etíope, herdeiro do rei Salomão.

(Superinteressante, julho/2008).

 

Ver mais sobre RELIGIÃO

 

Ver mais RELIGIÃO

..