MACACO VIRAR GENTE

 

- Nunca vi macaco virar gente - E barro virar gente, já viu?

 

 O argumento dos religiosos de que nunca se viu macaco virar gente é um dos mais imbecis, mas é um dos mais repetidos.

 

Se você levar um bebê etíope para a Noruega e um bebê norueguês para a Etiópia, o etíope não vai ficar loiro no decorrer da vida, nem o norueguês vai ficar negro.  E isso não nega o fato de, ao longo de milhares de anos a população nórdica ter ficado branca e loira, enquanto a etíope ficou negra.  E não é preciso saber explicar como essa mudança se deu no código genético para termos a certeza de que ela ocorreu, pois estamos vendo.

Pensando nesse fato, não fica difícil entender como um animal que vivia sete milhões de anos atrás passou por mudanças um pouco maiores, dando origem aos chimpanzés e aos humanos. 

Cerca de cem mil anos atrás, ou um pouco mais, a humanidade estava toda na África, mas ao se espalhar para os mais diversos ambientes, as populações de regiões frias foram ficando brancas, enquanto as que permaneceram nos trópicos africanos ficaram negras.  E os traços físicos também tiveram alterações que vemos nessas populações.

Retrocedendo a sete milhões de anos, não é difícil raciocinar e imaginar o quanto nossos ancestrais poderiam ter sido diferentes de nós.   E, se os fósseis daquele tempo só mostram primatas um tanto diferentes, não há por que duvidar de que temos ancestrais comuns com os chimpanzés. E o grande compartilhamento genético (mais de 98%) o confirma. 

Indo mais longe, a existência de lagartos até hoje, não invalida o fato de que em um passado muito mais distante tivemos um ancestral réptil, que deu origem a quadrúpedes, os quais foram se diversificando, até um dia alguns deles começarem a andar sobre dois pés e seus descendentes indo se modificando até chegarem a nós.

 

Basta raciocinar um pouco para entender que nenhum bicho vira outro da noite para o dia, mas os fósseis não deixam dúvida de que as espécies evoluem. E uma linhagem de um primata de sete milhões de anos atrás ter chegado aos macacos não invalida o o fato de outra ter chegado aos humanos.

 

Vejam MAIS SOBRE A EVOLUÇÃO DOS PRIMATAS

 

Ver mais SANDICES RELIGIOSAS

 

..

.