MONOPÓLIO EDUCACIONAL DA IGREJA


Durante a Idade Média, o processo de educação na Idade Média era responsabilidade da Igreja Católica.

No período, houve formação de escolas localizadas próximas às catedrais ou a escolas monásticas, anexas a mosteiros. Este cenário contribuía para que a Igreja difundisse e monopolizasse sua cultura educacional.o.

Neste tipo de escola, os professores eram em sua maioria clérigos de ordens menores e lecionavam as chamadas sete artes liberais: gramática, retórica, lógica, aritmética, geografia, astronomia e música, construindo mais tarde a grade curricular de muitas universidades.
<https://brainly.com.br/tarefa/24695193>

 

Atualmente, muitos religiosos citam a criação de universidades como boa contribuição da igreja ao mundo.  Mas, na realidade, o que ocorreu foi um monopólio da educação pela igreja para controlar o conhecimento, que contribuiu mais para retardar o desenvolvimento científico, uma vez que a igreja sempre perseguia os cientistas que descobrissem quaisquer coisas que expusessem as falhas das ideias religiosas.  E até hoje muitas denominações religiosas criam universidades com a finalidade de formar até cientistas condicionados a lançar dúvida sobre a ciência para perpetuar seus pensamentos retrógrados.

 

Ver mais COMEMORAÇÕES, FATOS E MITOS

 

..

.