OLHOS VERMELHOS NA FOTO


A ignorância sempre criou seres imaginários para explicar coisas incompreensíveis.  Mas o conhecimento tende a desfazer aos poucos todo o sobrenatural.  Um exemplo é a mancha vermelha nos olhos na fatografia.

 

"Logo que foram lançadas as primeiras câmeras fotográficas coloridas com flash, os casos de olhos vermelhos começaram a se popularizar. Com isso, espalhou-se por aí que quem saía assim nas fotos, estava possuído por um espírito maligno ou que tinha pacto com o tinhoso. Há até casos de pessoas que procuraram rituais de exorcismo e outras técnicas espirituais para tirar o diabo do corpo. Mas logo veio a ciência (esta linda) e desmentiu tudo com uma informação esclarecedora: literalmente!

A claridade do flash revela o óbvio: todos nós temos sangue nos olhos. O olho funciona como uma espécie de câmara escura com um buraco interno - a pupila. Quando uma luz intensa como a do flash bate direto no olho, o orifício da pupila fica iluminado e revela todo o sangue que irriga a região, causando o efeito dos olhos vermelhos."

http://www.muitointeressante.com.br/pq/perguntas/por-que-ficamos-com-o-efeito-de-olhos-vermelhos-em-fotos-com-flash
 

Quando eu trabalhava com fotografia, na década 1980, percebi que os olhos ficaram vermelhos quando a luz do flash era refletiva diretamente na lente.  Eu não sabia que esse vermelho era sangue, mas também sabia que não existia nenhum ente sobrenatural causando isso. Posicionei o flash uns quarenta centímetros à esquerda, a foto saiu sem a mancha vermelha.  Deduzi que o vermelho teria sido refletido em direção que ficava à direita da lente. 

 

Os espíritos malignos foram criados com base outros fenômenos, como deficiência mental, por exemplo. Mas a ignorância sempre teve o papel de mostrar esses seres imaginários onde há algo sem explicação.  É por isso que digo, e os fatos estão aí para mostrar, o conhecimento sempre diminui a religiosidade por desmascarar as crenças.

 

Ver mais  POR QUE SE CRÊ

 

..

.