UM PAÍS CATÓLICO AINDA!

 

Teoricamente, temos um país laico.  Mas o Brasil continua um país católico e submisso à vontade das igrejas!

 

Por pressão do Vaticano, Brasil tira referência a aborto do texto final da Rio+20
Por Dan Martins em 19 de junho de 2012

O novo projeto de texto final da Rio+20, apresentado na manhã desta terça-feira (19) teve uma modificação feita por pressão do Vaticano sobre as autoridades brasileiras. O Brasil retirou do texto a expressão “direitos reprodutivos”, que designa a autonomia da mulher para decidir quando ter filhos.

O novo texto fala sobre o direito de acesso a métodos de planejamento familiar, fazendo uso do termo “saúde reprodutiva”, e mantém as referências à Declaração de Pequim, de 1995, que, entre outros temas sobre igualdade de gêneros, trata de direitos sexuais femininos. Com status de observador na ONU, o Vaticano, queria também que essas referências fossem removidas do texto.

A mudança foi motivo de protesto entre representantes de entidades feministas. Beatriz Galli, da ONG feminista Ipas, afirma que a exclusão do termo vai contra uma promessa feita nessa segunda-feira (18) pela diplomacia brasileira, de que mantê-lo era um compromisso com a Secretaria das Mulheres da Presidência.

Segundo a Folha de São Paulo, o texto inicial foi defendido por Bolívia, Peru, México, Uruguai, Canadá, Islândia e EUA.

A Santa Sé, que já pressionava sobre as mudanças desde o início, foi diretamente apoiada nessa decisão pelo Chile, Honduras, Nicarágua e Egito, que alegaram não reconhecerem “direitos reprodutivos”, e pela República Dominicana, Rússia e Costa Rica que sugeriram acrescentar ao termo o qualificativo “de acordo com as leis nacionais”.

Questionado sobre o assunto, o observador permanente do Vaticano na ONU, arcebispo Francis Chullikat, afirmou que não comentaria o tema enquanto as negociações estivessem em andamento.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/brasil-tira-referencia-aborto-texto-final-rio20-37633.html

 

Com a proclamação da república, foi feita em nosso país separação entre igreja e estado.  E depois de mais de cento e vinte anos, a igreja ainda está ditando regras ao país e sendo contemplada isenções tributárias! Quando teremos um país laico de verdade? 

 

Ver mais MALEFÍCIOS DA RELIGIÃO

 

..

.