O PECADO DE CAIM - QUE FOI O PECADO DE CAIM? -- 21/04/2006 -

 

Qual foi o pecado de Caím? Por que ele procedeu mal? O que desagradou Yavé?

"Ao cabo de dias, trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta, mas para Caim e para a sua oferta não atentou. Pelo que irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. Então o Senhor perguntou a Caim: Por que te iraste? e por que está descaído o teu semblante? Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar" (Gênesis, 4: 3-7).

Os mestres religiosos dizem que o primeiro pecado de Caim foi a inveja. O comportamento do bom, justo e perfeito Yavé não pode ser alvo de crítica. É dever do homem fazer a vontade de Deus. E ele ainda tem todo o direito de endurecer o coração das pessoas para fazê-las pecar e depois ainda faz justiça castigando-as (Êxodo, 21: 4; 7: 22; 14: 8; Deuteronômio, 2: 30; Josué, 11: 20). E ainda se gaba: “Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que faço todas estas coisas. (Isaías, 45: 7).

O que ocorre é que, para aquele povo tão primitivo, como muitos religiosos de hoje, seu deus só se comprazia com sangue. Yavé se agradava com o "suave cheiro" de carne queimada (Gênesis, 8: 21). Assim, Yavé ficou contente com o sacrifício de ovelhas oferecido por Abel e não gostou da oferta vegetal de Caim. Yavé não era nada vegetariano. Oferecer-lhe frutas, legumes ou verduras seria um mau procedimento. Caim não teve a idéia de instituir o comércio trocando seus vegetais por ovelha, ou talvez Abel não gostasse de verdura, rejeitando o escambo. Aí, Caim ficou mal com Yavé.   Que deus esquisito!!!

O pecado de Caim não teria sido inveja, mas simplesmente oferecer vegetais a um deus que só se compraz com sangue e sacrifício de uma vida.


Ver mais POR QUE SE CRÊ...

 

..

.