POR QUE OS RELIGIOSOS SEMPRE QUEREM IMPOR COMPORTAMENTOS?

 

Por que as religiões precisam impor aos não religiosos os seus procedimentos? Por que as religiões não se contentam com o direito de praticar seus hábitos? Por que as pessoas religiosas querem obrigar os não religiosos a fazer o mesmo que elas fazem e proibi-los de fazer o que elas acreditam não ser certo fazer?  Não seria mais racional deixar que seu deus punisse os que não seguem sua vontade?

 

O deus dos hebreus, que teria dito através de seu profeta, prometeu "vingança sobre as nações que não obedeceram.” (Miquéias, 5: 2-15).

 

Jesus, o Cristo, teria também prometido que "...quem não crer será condenado" (Marcos, 16:16)

 

Mas,

 

A vingança de Javé não veio; os judeus não derrotaram a Assíria, que só foi dominada pelos babilônios, e Yavé não deu o prometido domínio do mundo ao seu povo escolhido.

 

E os cristãos? Eles também não esperaram pela vingança divina.  Assim que conseguiram dominar o poder político, começaram a condenar, torturar e assassinar quem não cresse na mensagem deles.

 

Os muçulmanos também não esperam pela vingança de Alá.  Querem eliminar do mapa os que não crêem no Alcorão.  O mais grave é que, segundo seu livro sagrado, eles têm o dever de combater, matar e morrer pela causa de Alah.

 

No nosso país, que se diz laico, católicos e evangélicos se unem para eleger os políticos que defenderem a incriminação de práticas que eles consideram contra a vontade divina.

 

Agora, repito a pergunta: por que eles não deixam as pessoas livres para serem punidas pelo seu deus?

 

A resposta é só uma: nenhum deus vinga de ninguém.  São os seus criadores que fazem guerra por eles, torturam e matam em nome da chamada verdade divina.  Parece que, inconscientemente, eles sente que seus seres imaginários nada podem fazer. Por essa razão, procuram impor seu ser imaginário impotente, que eles dizem ser onipotente.

 

Ver também A EVANGELIZAÇÃO CRISTÃ NA IDADE MÉDIA
 

Ver mais sobre RELACIONAMENTO RELIGIOSA

 

..

.