POR QUE O DIÂMETRO DO SOL NÃO ALTERA?

 

Você, terraplanista, tem alguma ideia da razão de o diâmetro do Sol não aumentar das 6h ao meio-dia, quando, segundo vocês, ele está muito mais perto de nós?

 

 

De Uberlândia, Minas Gerais a Mahajanga, Madagascar, são 9.909 km, quase dez mil quilômetros.  Assim, o que estiver a cinco mil quilômetros acima de Mahajanga, estará a mais de dez mil quilômetros de quem estiver em Uberlândia, considerando o aumento da distância por causa a diferença de altura.  Você, terraplanista, entende isso? 

Quando o Sol está nascendo em Uberlândia, é meio dia em Mahajanga, estando ele a cinco mil quilômetros de distância daquela cidade, e a mais de dez mil quilômetros de Uberlândia, ou seja, um pouco mais do dobro da distância a que ele está de quem está em Mahajanga.  Você, terraplanista, consegue entender e concorda com isso?

Agora, pegue uma câmera com o melhor zoom que conseguir, use todo esse zoom e fotografe o sol quando ele estiver nascendo e também ao meio-dia.  Observe o tamanho dele nas duas fotos.  Tenho certeza de que você não encontrará nem um milêmetro a mais na foto feita ao meio dia.

Agora, fotografe um objeto a cinco metros de distância e depois o fotografe a dez metros de distância.  Na segunda foto, não tenho dúvida, o diâmetro do objeto será a metade do diâmetro dele na primeira foto.   Consegue acompanhar o raciocínio?

Agora, pergunto: por que será que o Sol, quando está lá sobre Mahajanga é visto por quem está em Uberlândia, ou por quem está em qualquer outro lugar do mundo onde possa avistá-lo, exatamente do mesmo tamanho que é visto ao meio-dia em qualquer parte do mundo?  Vocês teriam uma explicação? Consulte os universitários terraplanistas, se conhecer algum.

Agora, fotografe um objeto a 150m de distância, depois aproxime 6mm (pouco mais de meio centímetro) e fotografe de novo.  Tenho certeza de que você não observará nenhuma diferença no diâmetro do objeto nas duas fotos. 

Nós sabemos que 6 milímetros estão para 150 metros na mesma proporção que 6.000 quilômetros estão para cento e 150.000.000 (cinquenta milhões de quilômetros).  Considerando que a Terra próximo de 12.000 quilômetros de diâmetro, podemos calcular que quando vemos o sol ao meio dia estamos aproximadamente 6.000 quilômetros mais próximo dele do que quando o vemos ao nascer. 

Sei que o que eu disse no parágrafo acima é bem mais difícil você entender.  Mas acho que, que, se você tiver dúvida de que uma coisa fotografa a duas distâncias, uma a metade da outra, terá numa foto a metade do diâmetro que terá na outra.

Sei que para você é difícil; mas tente pensar por que o diâmetro do Sol não aumenta para o dobro das 6h até o meio dia, e raciocine se não existe algo errado na teoria terraplanista.

 

Ver mais SANDICES RELIGIOSAS

 

..

.