POR QUÊ É TÃO DIFÍCIL..., E É TÃO FÁCIL...?

 


 

Recebi, no mesmo dia, de várias pessoas, uma mesma mensagem religiosa, com o pedido para repassá-la a outros, e um monte de perguntas, às quais achei por bem responder.

 

De início, já vem a recomendação:  "Só ouça esta mensagem, se tiver tempo pra deus."  Eu não tinha, mas tirei um tempinho para satisfazer a curiosidade.

"Por que é tão difícil dizer a verdade, e é tão fácil mentir?"
Não, eu não penso assim. "A verdade", já disse um pensador, "tem uma vantagem: não é preciso lembrar-se do que foi dito antes”; a mentira, porém, quando você diz uma, tem que pensar muito e inventar uma porção de outras para poder sustentar a primeira.

"Por que temos tanto sono na igreja, mas, quando acaba o culto, repentinamente estamos tão acordados?"
Isso é verdade. Ocorre, porque o que se diz nos cultos é muito repetitivamente uma pequena parte colhida pelos mestres na Bíblia de coisas que parecem boas, enquanto as coisas que um religiosos consideram sujas são um vasto repertório de humor e muitas vezes brincadeiras que nos fazem bem.

"Por que é tão difícil falar de deus, e é tão fácil dizer coisas sujas?"
Não achamos mesmo atraente falar de alguém que se supõe criou uma cobra falante para enganar a mulher e, depois, por causa de sua própria criação, lançou uma maldição sobre toda a humanidade e sobre todos os seres vivos, punindo os seres que nada tiveram a ver com isso; que se compraz em endurecer o coração de uma pessoa para praticar algo errado, para depois puni-la; que diz ser justo, amável e misericordioso, no entanto promete uma tortura sem fim para as pessoas que não o obedecerem e até mesmo para as que, por não verem razão para isso, não acreditarem que ele exista?

"Por que é tão chato ler uma revista cristã, e tão divertido folhear uma com conteúdo nojento?"
Por que o que os religiosos dizem "conteúdo nojento" se refere a coisas naturalmente agradáveis, enquanto uma revista religiosa fala das ameaças de tortura para quem não obedecer regras antiquadas e um suborno de uma suposta vida eterna para os que se abstiverem de muitas coisas benéficas ao organismo para ficar louvando e engrandecendo a um ser que se supõe ter criado um inseto que se desenvolve dentro do outro e o mata dolorosamente roendo-o de dentro para fora, e que, como autor de todas as coisas, criou todo o sofrimento que ocorre na natureza para uns seres sobreviverem comendo outros.

"Por que é tão fácil apagar mensagens de deus e enviar mensagens sujas?"
Pelos mesmos motivos acima expostos.

"Por que as igrejas e templos se tornam tão pequenos em quantidade, enquanto as discotecas e bares crescem tanto?"
Porque, com exceção de lugares atrasados como aqui, onde há muito mais templos do que escolas, nos países do mundo desenvolvido as pessoas estão descobrindo facilmente que devemos valorizar e aproveitar esta vida em vez de ficar pensando numa outra que, cada vez mais, se conclui que não existirá.

... depois de uma estorinha sobre dois personagens fictícios representantes do bem e do mal, mais questionamento ...

"Não é curioso o quanto é fácil depreciar a deus e depois perguntar por que o mundo está indo para o inferno?"

O curioso é haver ainda no planeta tanta gente que não percebe que a principal causa de guerras, terrorismo, torturas, um tanto de barbaridades que se perpetuam até hoje, é exatamente a crença em um deus que prometeu aos judeus a posse de todo o Oriente Médio, e, tempos depois no mesmo lugar, mandou um anjo dizer a Maomé que os muçulmanos têm o dever de livrar o mundo de judeus e cristãos.

 

Ver mais   SANDICES RELIGIOSAS, também  RAZÕES PARA O ATEÍSMO

 

..

.