RELIGIÃO EM QUEDA NOS ESTADOS UNIDOS

 

Número de não religiosos é igual ao de evangélicos nos EUA, diz pesquisa

Em cinco anos eles poderão ser a maior parte da população, segundo pesquisador
em 23 de março de 2019
Por Redação

A pesquisa General Social Survey (GSS), realizada bienalmente pela NORC (National Opinion Research Center) mostra que o número de não religiosos é semelhante ao número de evangélicos nos Estados Unidos.

São 23,1% da população norte-americana se identificando como sem religião, e 22,8% se declarando como evangélicos. Estatisticamente, os números são iguais.

Apesar da queda de fiéis, os católicos representam 23% da população e continuam sendo uma das duas maiores demografias religiosas dos EUA.

O estudo GSS mostra o aumento do grupo de não religiosos na última década. Em 1972 (primeiro ano da pesquisa), os sem religião representavam 5% dos norte-americanos.

“Essa parcela da população continua subindo 1% a cada dois anos e tem feito isso nos últimos 15 anos. Se as tendências atuais continuarem, eles serão o maior grupo religioso dos Estados Unidos nos próximos cinco anos”, disse Ryan Burge, pesquisador de ciência política na Eastern Illinois University, ao The Christian Post.

Enquanto isso, o número de católicos e protestantes está caindo, os dois grupos religiosos eram os maiores na primeira pesquisa, em 1972, e hoje estão cada vez menores.

Os católicos, especificamente, caíram três pontos percentuais nos últimos quatro anos, de acordo com a análise de Burge. Quanto aos evangélicos, seu pico veio no início dos anos 90, quando o número de evangélicos chegou a 30%.

https://www.gospelprime.com.br/numero-de-nao-religiosos-e-igual-ao-de-evangelicos-nos-eua-diz-pesquisa/

 

Os Estados Unidos constituem a única exceção como país desenvolvido e com muitos religiosos, exceção essa que, ao que parece, deixará de existir brevemente.

 

Ver mais ATEÍSMO

 

..

.