RESPOSTA A UM CRISTÃO -- 12/08/2001

 

As questões abaixo estão em um e-mail que recebi em 17/07/2000, sobre a página "Oito desconcertantes Perguntas"


"1. Por que Deus falou com Noé, Abraão, Isaque, Jacó, Davi e outros e não fala conosco?

Em primeiro lugar: Com quem ele falaria?Você?

Em segundo lugar : Procure a informação que pensa que tem na Ciência e descubra o porquê da afirmação "se eles não crêem em Moisés e nos profetas não crerão ainda que um dos mortos ressuscite"
.

R: Quanto a Deus falar comigo ou qualquer outro, você pode ler “Um Ateu Graças a Deus”.
Hoje se fala muito em alguns pretensos milagrosos. Se daqui a um milênio for encontrada alguma referência escrita de alguém que crê neles, isso poderá levar pessoas a dizerem: “É verdade. Está escrito por alguém da época.”
O livro The Great Controversy Between Crist and Satan (O Grande Conflito) fala de muitos escrito forjados pela Igreja Católica para convencer o povo a crer eu suas doutrinas na Idade Média.

Você crê que a Virgem Maria está viva e apareceu para as três crianças no início do Século XX? Segundo foi mostrado na televisão, muitos jornais da época registraram isso.

"2. Por que os milagres só acontecem muito distante de nós ou ocorreram em época muito remota?

Está insinuando que eles não ocorreram? Se informe sobre tabletes de cerâmica que falam sobre Sodoma e Gomorra, para citar apenas um exemplo . A distância no tempo e no espaço é em relação a você, não a aqueles a quem estavam sendo comunicados . Veja At 4.20 e I Jo 1.1, por exemplo."



R: Quanto a Sodoma, devemos lembrar que muitas catástrofes ocorreram por vulcões, inundações, etc., que eram atribuídas à ira dos deuses, o que levava o povo a sacrificar animais, ou até mesmo vidas humanas. E o que pensavam à época algumas vezes era registrado.

Na Idade Média, quando ocorria um vulcão, acreditava-se que fosse Satanás que estivesse lançando chamas do inferno. E alguns registravam isso.


"3. Por que um deus bom (Salmos, 34:8), perfeito (Mateus, 5: 48) e justo (Salmos, 145: 17) “vinga a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e a quarta geração” (Deuteronômio, 5: 9)?

Exatamente por isso ( Ele é bom , perfeito e justo ) . Eu não poderia argumentar melhor que você:

"É inevitável que os filhos sofram as conseqüências das más ações dos pais, mas não são castigados pela culpa deles, a não ser que participem de seus pecados. Dá-se, entretanto, em geral o caso de os filhos andarem nas pegadas de seus pais. Por herança e exemplo, os filhos se tornam participantes do pecado do pai. Más tendências, apetites pervertidos e moral vil, assim como enfermidades físicas e degeneração, são transmitidos como um legado de pai a filho, até a terceira e quarta geração. Esta terrível verdade deveria ter uma força solene para restringir os homens de seguirem uma conduta de pecado". (Patriarcas e Profetas, p. 312).


R: A argumentação não foi minha, mas de E. G. White. Ela escreveu que os filhos não são castigados pela culpa dos pais, embora esteja escrito: “...visito a iniqüidade dos pais nos filhos...

No entanto, além da clareza do texto em Êxodo e Deuteronômio, está registrado que Deus vingou a idolatria de Salomão tirando o reino do filho dele:

"Todavia não tomarei da sua mão o reino todo; mas deixá-lo-ei governar por todos os dias da sua vida, por amor de Davi, meu servo, a quem escolhi, o qual guardou os meus mandamentos e os meus estatutos. Mas da mão de seu filho tomarei o reino e to darei a ti, isto é, as dez tribos". Jeová estaria vingando a idolatria de Salomão no seu filho, nos termos do segundo preceito.

Resquício dessa justiça primitiva chegou até quase os nossos dias, atingindo os filhos e netos de Tiradentes. Seu julgador sentenciou: "declaram o réu infame, e seus filhos e netos, tendo-os, e os seus bens aplicam para o Fisco e Câmara Real". Foi mais clemente do que o deus de Israel, injustiçando apenas os filhos e netos. Felizmente nossa atual Constituição, de modo diverso, afirma: "Nenhuma pena passará da pessoa do condenado".

"4. Por que Jeová, Deus criador de todas as coisas, não informou a Davi que o sol não “principia numa extremidade dos céus, e até a outra vai o seu percurso” (Salmos, 19: 4- 6)?

Em primeiro lugar , muitas ditas incoerências são frutos de erros de leitura , não de escrita . Em segundo lugar , se algo desconhecido na época estivesse escrito na Bíblia , você diria "Como poderia constar na Bíblia algo que só foi descoberto muito depois?" ( Ou será que não ? ) . O que você diria se na Bíblia constasse que a Terra gira em torno do Sol e você estivesse não em 2000 , mas em 1400 ?"


R: Se a Bíblia contivesse afirmações sobre realidades não conhecidas na época de sua escrita, eu leria persuadido a crer em outras de que ainda não se tivesse prova na atualidade. Se está escrito que o Sol “principia numa extremidade dos céus, e até a outra vai o seu percurso” (Salmos, 19: 4-6), isso é afirmação bem clara, que não pode ser atribuída a erro de leitura, e sim erro de entendimento da época.

"5. Por que Cristo disse que “as estrelas cairão do firmamento” (Mateus, 24:29)? Seria possível as estrelas do céu caírem “pela terra como a figueira, quando abalada por vento forte, lança seus figos verdes” (Apocalipse, 6:13)?

Na época , não se tinha a visão de astros que se tem hoje . Talvez teria sido a melhor forma de ele expressar o que ele queria dizer . Ele falava do Fim ."


R: Aquele que dizem conhecer todas as coisas, o passado, o presente e o futuro, não poderia não ter “a visão de astros que se tem hoje”. Esse é mais um dado que só informa que as palavras bíblicas não iam além do que o homem sabia. Assim, como um leitor bem cuidadoso poderia acreditar em outras coisas? Na mesma linha da sua resposta, poderíamos dizer que na época não se tinha o conhecimento biológico que se tem hoje, não entendia o cérebro, os sonhos, etc. Por exemplo, não entendiam eles que loucura é problema cerebral, não possessão de demônio.

"6. Por que os escritores bíblicos falam de “quatro cantos da terra” (Apocalipse, 7:1; 20:8), embora seja ela é redonda?

A Terra é redonda , mas além de ninguém ter descoberto isto , a Terra não era plenamente conhecida e habitada ."


R: Sua resposta confirma o que eu disse: que os escritores bíblicos ditos inspirados não estavam vendo mais do que qualquer outra pessoa.

"7. Por que as profecias se cumpriam no passado até determinada época, perdendo posteriormente os rumos da história?

Poderia especificar alguma profecia não cumprida ? O que você me diz sobre a destruição da Babilônia , para citar apenas um exemplo , que ocorreu depois até mesmo do primeiro século ? O livro de Daniel , que você citou , já teve comprovada sua escrita no sexto século antes de Cristo ( procure saber ) . E ... espere . Você está questionando a data de escrita do livro só porque as profecias escritas nele se cumpriram ?"


R: Se você ler a Cronologia do Fim do Mundo em PROMESSAS, FRACASSOS E MUITA PERSISTÊNCIA, verá que, segundo as profecias de Daniel e Apocalipse, o mundo já se deveria ter acabado há alguns séculos. No livro “A ARRISCADA PRETENSÃO DE SABER O FUTURO” essa cronologia e os termos “grande tribulação”, “tempo de angústia”, “tempos dos gentios” e outros são abordados com mais detalhes, esclarecendo que os evangelistas se referiam à destruição de Jerusalém e a perseguição que eles e todos os judeus estavam sofrendo por parte de Roma, a “prostituta” do Apocalipse. Se mil duzentos e sessenta dias ou quarenta e dois meses deveriam ser mil e duzentos e sessenta anos, esse período deveria ter acabado no século XIV, e, conforme mostra o livro de Daniel, o julgamento divino teria começado logo a seguir. O sermão profético de Cristo também registra: "Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento e os poderes dos céus serão abalados. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu com poder e muita glória. E ele enviará seus anjos com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus." (Mateus, 24: 29 a 31).

"8. Por que a Bíblia informa que todas as coisas vieram a existir há mais ou menos seis mil anos, sendo criadas em um período literal de sete dias (tardes e manhãs - Gênesis, 1: 1-31; 2:1)?

Porque foram . Se informe sobre evidências a esse respeito ( e também sobre as falhas da datação por carbono 14 ).


Finalmente , eu gostaria de levá-lo a pensar : será que inteligência e isenção está no pensamento "se os fatos não concordam com a teoria , pior para os fatos ?" . Tem certeza de que deveríamos acreditar na impossibilidade física , química , biológica , genética e estatística de que o homem veio do macaco sob pena de sermos supersticiosos e idiotas ? O homem é inteligente quando lança dúvidas a respeito de algo que o transcende ? Tudo bem quanto a investigar , mas devemos ignorar o que for para negar que existe um Deus ? Se informe sobre sacrifícios humanos e condutas sociais e legais absurdas antes de dizer que o Cristianismo foi a pior coisa que aconteceu à humanidade ? Você já entrou na página do Institute for Creation Research (www.icr.org) ? Que Deus o ilumine ."

R: Eu ainda não cheguei a imaginar que o cristianismo fosse “a pior coisa que aconteceu à humanidade”. Talvez você tenha encontrado essa afirmação em textos referidos na minha página, mas de autoria de outro. Ainda acho essa afirmação muito exagerada.
“Sacrifícios humanos e condutas sociais e legais absurdas” têm ocorrido muito mesmo, mas sempre em nome da vontade dos deuses.
Os horrores praticados na Idade Média o foram por uma igreja cristã, mas os povos mais primitivos, desconhecedores do cristianismo também faziam coisas semelhantes, e sacrificavam vidas aos seus deuses, como você sabe. Por isso, não podemos restringir práticas absurdas ao cristianismo e dizer que ele foi a pior coisa.
A ciência não tenta provar a inexistência de Deus; apenas ainda não encontrou nada que apontasse para sua existência.
Eu estou com pouco tempo, mas irei dar uma olhada na página do Institute for Creation Research (www.icr.org).

Eu esperava que as reações contra meus escritos fossem mais abundantes do que têm sido. Você é a terceira pessoa a me escrever questionando o que escrevi. Maior número de pessoas têm escrito para informar que acharam muito interessantes minhas explicações.

Eu vou lhe enviar aqui o que me disse um muçulmano. Talvez você queira explicar sua doutrina para ele também. Eu já fui adventista e sei quanto o cristão deseja convencer o mundo inteiro daquilo que crê piamente ser “A VERDADE”.

A MENSAGEM DO MUÇULMANO

"...
Já li e reli todos os livros sagrados de todas as religiões. Não quero me considerar o dono da verdade, mas queria lhe falar algumas:
Como já deve ter percebido pelo titulo do email sou muçulmano, sigo o islamismo a ultima religião.
Jesus(yoshua)profetizou em diversas oportunidades a vinda de maomé,vou dar um exemplo:tem um momento do evangelho que ele diz que o pai enviará um consolador,até ai tudo bem só que se você traduzir o texto que em original em grego para o português,a palavra consolador não existe, e sim um significado de pessoa nobre,astuta.Aí é que mora o perigo,maome em arabe significa nobre,astuto.Portanto se traduzir o texto do grego(original)para o arábe no lugar de consolador aparecerá Muhammad(maomé).Essa é só uma das vezes em que jesus fala sobre maomé.
Agora queria lhe responder sobre a violência no islã, não sei a quanto tempo você estuda o alcorão,pois eu o estudo a tempos e nunca li que você tem que matar para se salvar,aliais existem hoje 1,2bilhões de muçulmanos no mundo,isso por baixo,não é por causa de alguns terroristas que todos seremos condenados.Abaixo alguns trechos do alcorão que falam sobre você combater e seus significados:

" Matai-os onde quer se os encontreis e expulsai-os de onde vos expulsaram, porque a perseguição é mais grave do que o homicídio. Não os combatais nas cercanias da Mesquita Sagrada, a menos que vos ataquem. Mas, se ali vos combaterem, matai-os. Tal será o castigo dos incrédulos". (alcorão(2-191)
Todos os ateus usam esse versiculo para falar como Deus pode ser violento?,mais o que esse versiculo diz é que se você sofrer algum tipo de perseguição por ser muçulmano você deve matar esta pessoa.Abaixo a confirmação do escrevi e a explicação de "matai-os"
"Combatei,pela causa de Deus, aqueles que vos combatem; porém, não PRATIQUES AGRESSÃO, porque Deus não estima os agressores". alcorão(2-190)

Gostaria agora de destruir a sua fé no ateismo.
me explique essa abaixo:

"Não vêem, acaso, os incrédulos, que os céus e a terra eram uma só massa,que desagregamos, e que criamos todos os seres vivos da água? Não crêem ainda?" alcorão(21-30)
Fui bonzinho porque desagregamos não é a tradução mais correta,e sim explodimos. Os supostos cientistas chamam isso de bigbang. Só que o alcorão foi escrito por maomé no seculo 5 d.c.
Não adianta dizer que o alcorão foi escrito depois do seculo 5 sim datado no seculo 5,como fazem com a biblia,porque o bigbang veio a ser provado em 1970.
Em relação a evolução das espécies gostaria que me explicasse isso:

"Sendo que Ele vos criou gradativamente?" alcorão(71-14)"


Ver também CORRESPONDÊNCIA ENTRE MIM E UM MUÇULMANO".
 

Ver mais RELIGIÃO

 

..

.