SÁBADO DE ALEILUA

 

No sábado entre a páscoa judaica e páscoa cristã, diz a lenda que Jesus permaneceu no túmulo, para ressuscitar no primeiro dia da semana seguinte, que teria sido o começo da páscoa cristã. O estado de Jesus também é outro motivo de controvérsia.

 

"Sábado de Aleluia (em latim: Sabbatum Sanctum), conhecido como dia de descanso, também como Sábado Santo, Sábado Negro e Véspera da Páscoa,[1] é o dia seguinte à Sexta-Feira Santa e anterior à Páscoa. É o último dia da Semana Santa, na qual os cristãos se preparam para a celebração da Páscoa. Nele se celebra o dia que o corpo de Jesus Cristo permaneceu sepultado no túmulo."

<https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A1bado_de_Aleluia>

 

Aquele boato de Lucas (Lucas 23:39-43), que é desmentido por Mateus (Mateus 27: 41-44) e Marcos (Marcos 15:32), traz uma afirmação bastante controversa.   Diz que o dito bom ladrão falou para Jesus: "Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso”.

 

A essas palavra, a resposta de Jesus teria sido esta:
"Em verdade te digo hoje estarás comigo no paraíso".

 

A controvérsia aí é uma vírgula, ou uma conjunção integrante, que uns cristão, puxam para a esquerda e outros puxam para a direita.

 

Aqueles cristãos que acreditam numa alma imaterial que sobrevive à mortedo corpo, grupo que compõe a maioria dos cristãos,  escrevem assim:

"Em verdade te digo, hoje estarás comigo no paraíso"

ou

"Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso"

 

Já os cristãos que acreditam que todos dormem, não têm essa alma imaterial, e só no dia do juízo divino ressuscitarão para receber a recompensa ou condenação, escrevem assim:

"Em verdade te digo hoje, estarás comigo no paraíso"

ou

"Em verdade te digo hoje que estarás comigo no paraíso"

 

O segundo grupo usam outra frase de Jesus para justificar seu ponto de vista:

"Não me toquem, porque eu ainda não subi para meu pai".

 

Se, no primeiro dia da semana, Jesus ainda não tinha subido, não poderia ele estar no paraíso, que dizem ser no céu, já no sexto dia da semana anterior.

 

Ver também os acontecimentos do primeiro dia da semana, o atual DOMINGO DE PÁSCOA

 

Ver mais SEMANA SANTA

 

..

.