SALOMÃO E NATÃ

 

Quando querem justificar o injustificável, as pessoas imaginam coisas esquisitas, em vez de tentar verificar se algo está certo ou errado mesmo. Vejam o que um indivíduo não identificado me escreveu para justificar as contradições da genealogia de Jesus.

 

Após ler meu texto sobre A GENEALOGIA DE JESUS, onde um evangelista o colocou como descendente de Salomão e outro o pôs descendente de Natã, o religioso escreveu o seguinte:

 

Fácil falar do que não se sabe.... ja esperimentou estudar hebraico, aramaico, grego e latim? pois para ter tanta certeza do que fala o senhor deve ter lido as escrituras em sua origem... procura estudar um pouquinho. pode ser que pare de falar besteira. pois Deus e o mesmo ontem, hoje e sempre.
por exemplo Salomão era o nome dele e natã era como ele era chamado. pois recebeste o dom de Deus \"sabedoria\".
Natã :Bíblico :\"Dom De Deus\". Vários Foram Os Personagens Bíblicos A Quem Foi Designado Este Nome
. (Mensagem não identificada para o Livro de visita)

 

Essa mensagem foi deixada no formulário de assinatura do livro de visitas, mas não foi publicada, porque seu emissor não se identificou: deixou em branco o nome e o e-mail.

 

Isso não está escrito em nenhum livro da Bíblia.  De onde ele deverá ter tirado essa pérola?

 

O evangelho de Mateus registrou uma linhagem que passou de Davi para Salomão, depois para seu filho Roboão, seguindo a linhagem dos reis de Judá.

Mas Lucas colocou Natã em lugar de Salomão, e seguiu, Matatá e uma linhagem completamente diferente, que não tinha nada a ver com os reis, com um número muito maior de gerações, vindo a convergir somente em José, cujo pai, para Mateus era Jacó, e Para Lucas era Eli.

Vejam um pequeno exemplo:

Zorobabel,
Salatiel,
Neri,
Melqui,
Adi,
Cosã,
Elmadã,
Er,
Josué,
Eliéser,
Jorim,
Matã,
Levi,
Simeão,
Judá,
José,
Jonã,
Eliaquim,
Meliã,
Mená,
Matatá,
Natã,
Davi,

Zorobabel

Salatiel,

.

.

.

.

.

.

Jeconias,

Josias

Amom

Manassés,

Ezequias,

Acaz,

Jotão, 

Usias,

Jorão,

Josafá,

Asa,

Abias,

Roboão, 

Salomão

Davi,

Segundo Lucas,

Salatiel e Zorobabel teria sido respectivamente da vigésima e da vigésima-primeira geração descendentes de Natã.

 

Segundo Mateus,

Salatiel e Zorobabel seriam da décima-quarta e da décima-quinta geração descendentes de Salomão.

 

Mesmo assim, há pessoas que acham possível Salomão ser a masma pessoa que Natã, para justificar a grande incongruência dos evangelistas.

 

A genealogia em Mateus até parece um pouco condizente com a história dos reis de Judá.   Pois menos menos encontramos nas crônicas a sequência de Davi até Josias.  Mas a encontrada em Lucas contém nomes impossíveis de conferir.

 

Dá a impressão de que Mateus usou uma linhagem de reis, e Luca, uma de profetas e sacerdotes.   E, como, ao contrário da promessa divina do trono eterno, os reis acabaram, Mateus parece ter precisado completar usando nomes de sacerdotes também.

 

Agora vem esse anônimo dizer que Salomão e Natã eram a mesma pessoa.  Ainda que ele dissesse que todos aqueles mencionados por Lucas correspondessem aos mesmos nomes de Mateus, ficariam muitos em Lucas sem correspondentes em Mateus, dada a grande diferença no número de gerações.  E ainda diz que sou eu que estou dizendo "bobagem"!

 

Ver A GENEALOGIA DE JESUS

 

..

.