Temos abaixo uma lista apresentada como sendo “as sete últimas palavras de Jesus“. Todavia, confrontando os evangelhos, constatamos que as frases de números 4, 6 e 7 são apresentadas como a última frase de Jesus.
1 – Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem;
2 -Em verdade te digo que ainda hoje estarás comigo no Paraíso;
3 – Mulher, eis aí teu filho….Eis aí tua mãe…;
4 – Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?
5 – Tenho sede….
6 – Está Consumado…
7 – Pai, nas Tuas mãos entrego o meu espírito…
<http://martha45.multiply.com/journal/item/93/93>
Esta lista aparece em diversos lugares na internet. Mas quem as enumerou e os que as repetem não se deram conta de que ele não poderia ter dito tudo isso.
Um evangelista, Lucas, disse que a última frase que ele disse foi: Pai, nas Tuas mãos entrego o meu espírito… (Lucas, 23: 46)
João disse que foi: Está Consumado… (João, 19: 30)
E Mateus disse que foi: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? (Mateus, 27:46-50)
Marcos disse o mesmo que Mateus.
É difícil ver coisa tão contraditória. Em quatro evangelhos que a igreja selecionou, as últimas palavras de Jesus são três frases distintas. Isso mostra o quanto o cristianismo primitivo foi confuso ao criar o personagem Jesus Cristo.