.

O SEXO DOS ANJOS -- 22/02/2003 -

.

Quando um assunto é extremamente intrincado, pessoa dizem que é “discutir o sexo dos anjos”. Seria tão difícil saber o sexo dos mensageiros celestes? Parece que não.

"Você provavelmente já ouviu a frase, empregada normalmente quando alguma discussão não leva a nada. O bizarro é que essa discussão do sexo dos anjos realmente existiu. Em 1453, durante a tomada de Constantinopla, a atual Istambul, na Turquia, pelos turcos otomanos, o imperador Constantino XI comandava a resistência e o negócio estava feio. Enquanto uma verdadeira guerra era travada (na batalha final, na tomada da cidade, os cristãos mal contavam com 7 mil soldados, enquanto os turcos dispunham de mais de 80 mil homens), as autoridades cristãs estavam reunidas num concílio. Entre os diversos assuntos das acaloradas discussões teológicas, os clérigos debatiam sobre o fato de os anjos terem ou não sexo. O imperador acabou morto durante a defesa da capital, assim como milhares de cristãos. O Império Bizantino teve fim e os conquistadores estabeleceram o Império Otomano, comandado por Maomé II. E a conclusão do concílio? Eles não descobriram se os anjos tinham ou não sexo." <http://historia.abril.com.br/cotidiano/discutir-sexo-anjos-435758.shtml>

A idéia de que anjo não tem sexo não tem qualquer base teológica. Como anjo é uma criação dos hebreus, basta ler a Bíblia, e não restará qualquer dúvida quanto ao sexo deles.

No capítulo 19 de Gênesis, há um relato de que Ló recebeu “dois anjos” em sua casa. Os sodomitas, homossexuais que dizem terem sido, procuraram invadir a casa de Ló, procurando pelos “dois homens”. Não fica aí nenhuma dúvida sobre o sexo dos anjos.

Povo machista por excelência, os hebreus jamais imaginaram o sexo feminino no campo divino. Mulher era um ser inferior, como coisa do homem. Com esse conceito desprezivo às mulheres, uma anja ficou fora de cogitação.

O fato de estar escrito que anjos não se casam nem se dão em casamento não é motivo para lançar dúvida sobre seu sexo. Os padres são proibidos de se casarem, não deixando por isso de serem homens.

A palavra “anjo” (grego “ángelos”) significa mensageiro. Os mensageiros divinos dos hebreus, não resta dúvida, eram
muito machos mesmo!
 

Ver mais RELIGIÃO

..