17 de março
“A data de 17 de março foi escolhida para comemorar o Dia Nacional do Mel, esta substância viscosa, aromática e açucarada produzida pelas abelhas a partir dos recursos florais encontrados na natureza. Seu aroma, paladar, coloração e propriedades medicinais estão diretamente relacionados à fonte de néctar que o originam, ou seja, às flores que as abelhas visitam e também à espécie de abelha que o produziu.”
<https://conafer.org.br/dia-do-mel-apicultores-da-conafer-produzem-o-doce-sabor-da-sustentabilidade-que-alimenta-milhoes-de-brasileiros/>
“Produzido pelas abelhas, o mel é criado a partir do néctar que elas recolhem das flores e processam pelas enzimas digestivas, que são em seguida armazenado em favos nas colmeias.
Antigamente, o homem consumia o mel de forma extrativa, geralmente causando danos para as colmeias. Porém, com o passar do tempo, ele aprimorou as suas técnicas, e hoje em dia é possível abrigar abelhas “domesticadas” em colmeias artificiais, podendo assim aumentar a produção do alimento.
Ele é considerado o único alimento doce que possui sais minerais e vitaminas que são essenciais para a saúde do ser humano. Suas propriedades medicinais podem também oferecer uma ação antibacteriana.”
<https://www.festadodia.com.br/ler.php?id=594>
“As abelhas têm em suas cabeças glândulas que secretam duas enzimas: invertase e glicose oxidase. O mel é formado pela reação dessas substâncias com o néctar coletado das flores. A invertase converte a sacarose – tipo de açúcar contido no néctar – em dois outros açúcares: glicose e frutose. A glicose oxidase, por sua vez, transforma uma pequena quantidade de glicose em ácido glicônico, que torna o mel ácido, protegendo-o de bactérias que o fariam fermentar. Agitando as asas para secar a água, presente em grande quantidade no néctar, as abelhas desidratam o mel, matando outros microorganismos.”
<https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-e-feito-o-mel/>
Ver mais COMEMORAÇÕES, FATOS E MITOS