“O nome “março” surgiu na Roma Antiga, quando era o primeiro mês do ano e chamava-se Martius, de Marte, o deus romano da guerra. Em Roma, onde o clima é mediterrânico, março é o primeiro mês da primavera, um evento lógico para se iniciar um novo ano, bem como para que se comece a temporada das campanhas militares.
O ano iniciava em 1 de março na Rússia até o final do século XV. O Reino da Grã-Bretanha e suas colônias continuaram a utilizar o dia 25 de março para iniciar o ano até 1752, no mesmo ano eles finalmente adotaram o calendário gregoriano. Muitas outras culturas e religiões ainda celebram até hoje o Ano-Novo em março.
Em finlandês, o mês é chamado de maaliskuu, que tem origem em maallinen kuu significando o mês terrestre. Isto é porque em maaliskuu a terra começa a aparecer sob a neve derretida.
Historicamente os nomes para março incluem o termo saxão Lenctmonat, dado ao equinócio. Os saxões também chamavam março de Rhed-monat ou Hreth-monath (devido a seu deus Rhedam/Hreth) e os anglos chamavam-no de Hyld-monath.
No calendário judaico, o fim de fevereiro e o começo de março é chamado de adar, o último mês, enquanto que o fim de março e começo de abril é chamado de nisã, e é considerado o primeiro mês.” (Wikipédia).
Mas a origem do ano em março remonta a tempo mais antigo, quando os sacerdotes caldeus criaram as medidas do tempo. O início do ano não era exatamente quando inicia o nosso mês de março, mas no equinócio de início da primavera setentrional, que ocorre em 21 de março. E o mês de nisã dos judeus também tem como base o início da primavera, devendo ser acrescentado um décimo-terceiro mês quando o décimo-segundo, sempre iniciado no dia da lua nova, se distancia muito do equinócio, uma vez que doze revoluções lunares não formam um ano completo.
Uma das razões de o mês de março ser dedicado ao deus da guerra é sua cor vermelha. Naquele tempo não se sabia o motivo da cor vermelha do chamado astro errante. A cor não tem nada a ver com guerra, mas decorre da abundância de óxido de ferro em sua superfície.
Ver mais CONHECIMENTOS GERAIS