CATECISMO


21 de agosto é o dia do catecismo.  O que é isso? 

 

Quando você diz: "Eu Sou cristão", o que eu ouço é: "Eu fui incentivado na infância por pais cristãos a ter uma fé cega em um conto de fadas que foi escrito há muito tempo em um livro que eu nunca li por inteiro".

 

"Catecismo (do latim tadio catechismus, por sua vez originado do termo grego κατηχισμός, derivado do verbo κατηχέω que significa "instruir a viva voz") é uma instrução religiosa, ou seja, o ensino oral da religião cristã, dos seus mistérios, princípios e código moral. A catequese é normalmente feita por um ministro autorizado pela Igreja, que também pode ser leigo, como preparação de crianças para a confissão e à primeira comunhão.

A catequese (do latim tadio catechesis, por sua vez do grego κατήχησις, derivado do verbo κατηχέω que significa "instruir a viva voz") é a parte principal do rito de iniciação cristã, em que a pessoa iniciada ouve o anúncio do Evangelho. Portanto, a catequese e as celebrações formam uma unidade no processo de iniciação a vida cristã. A pessoa é instruída para bem celebrar.

A palavra "catecismo" origina-se do termo grego katecheo que significa informar, instruir e ensinar, a viva voz, para distinguir do ensino realizado através da escrita, ou seja, através dos livros. Enquanto o ensino dos livros é feito individual e silenciosamente, a catequese (ou catecismo) é feita com a presença de um instrutor, ensinando a viva voz. Variações da palavra catequese aparecem, na Bíblia, na Carta aos Gálatas 6.6, a palavra "catequizando" significando aquele que está sendo instruído na palavra de Deus. Assim, em Lucas 1.4, se diz que Teófilo "foi catequizado"."

(Wikipédia)

 

Em suma catecismo é o instrumento inicial de condicionamento das mentes das crianças, para que, quando adultas, estejam preparadas para rejeitar tudo que vá de encontro aos dogmas da Igreja.

 

Ver mais  RELACIONAMENTO RELIGIOSO

 

..

.