COM DEUS OU SEM DEUS, A MENTIRA E A VIOLÊNCIA -- 02/08/2003

(Anticristo)

 

Com deus ou sem deus, o mundo seria muito diferente? “para muita gente, não seria muito diferente”. Se os homens de deus matam e mentem, não têm muita diferença dos outros.

“A primeira constatação que me vem à mente é a de que, na hipótese impensável de que Deus não existe, o mundo, para muita gente, não seria muito diferente do que é hoje.

A mentira, por exemplo, seria considerada fato normal, corriqueiro, e até, sob certos aspectos, elogiada. Motivo de admiração, inclusive, por se tratar de artifício utilizado por pessoas sagazes, espertas, astutas, que, valendo-se desse “artifício”, conseguem atingir seus objetivos, de forma rápida e sem muito esforço adicional
.
...
E a violência? Seria uma grande mentira? E a fome? E as guerras? O terrorismo? O contrabando de armas? O tráfico de entorpecentes? Seriam verdades? Se são verdades, Deus existiria? Mas Deus não poderia compactuar com tanta miséria! Então Deus não existe mesmo? Deus seria uma grande mentira? Não. Na verdade, Deus existe. Sempre existiu. Apenas não está presente no coração daqueles que praticam a violência. Todo tipo de violência. Todo tipo de mentira. Essa é a grande e única verdade.” (Domingos Oliveira Medeiros, “Quem Não Acredita?”)

Com Deus é diferente? Parece que não:

Abraão mentiu, dizendo ao faraó do Egito que Sara era sua irmã (Gênesis, 12: 18, 19).

Jacó fraudou: usou varas de madeira verde descascadas para fazer os bezerros nascerem listrados (Gênesis, 30:37-43). Ademais, como isso não funcionaria naturalmente, deveria ser o seu deus que o ajudava a fraudar.

Davi matou o súdito por cobiça (II Samuel, 11: 2-17) e Salomão matou o próprio irmão, também por causa de mulher (I Reis, 2: 17-25).

E a igreja cristã romana foi quem mais matou por ignorância.

Motivos religiosos têm sido a maior causa de guerras.

O terrorismo é praticado pelos mais fanáticos religiosos, que dão a própria vida pela fé.

“Deus não poderia compactuar com tanta miséria”? “Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus”, teria dito o Filho de Deus (Lucas, 6:20).

Hoje, os caloteiros da fé estão por aí tirando muito do pouco dos pobres.

Ante os fatos acima, sem a crença em um ou mais deuses, parece que não haveria muita diferença de comportamento. Parece que até teria menos violência. Pelo menos o terrorismo religioso que hoje assola o mundo teria essa razão de existir.

 

Ver mais sobre

 

..

.