Economia e política, conhecimentos gerais, contos e crônicas, avisos, cartas, humor.

 
A CULPA É DOS ATEUS

A culpa é nossa?
Posted: 30 Aug 2009 06:53 PM PDT
texto de L. Abrantes, do Portal Ateu

Na audiência geral de quarta-feira, 26 de Agosto, o Papa Bento XVI fez “um apelo à comunidade internacional e aos governos individualmente, para que se comprometam em transformar o actual modelo de desenvolvimento global numa tomada de responsabilidade maior e mais compartilhada em relação à criação”.

Alguns trechos desta comunicação merecem ser lidos com atenção porque apontam a responsabilidade dos desastres ecológicos ou o desrespeito pelo ambiente, diretamente àqueles que negam a existência de deus.

A terra é um dom precioso do Criador, que delineou os ordenamentos intrínsecos, indicando-nos assim os sinais orientativos que devemos respeitar como administradores da sua criação. É precisamente a partir desta consciência, que a Igreja considera as questões ligadas ao meio ambiente e à sua salvaguarda intimamente vinculadas ao tema do desenvolvimento humano integral.”

(…)

Não é porventura verdade que o uso desconsiderado da criação começa lá onde Deus é marginalizado ou onde se chega a negar até a sua existência? Se vier a faltar a relação da criatura humana com o Criador, a matéria fica reduzida a uma posse egoísta, o homem torna-se “a última instância” e a finalidade da existência reduz-se a ser uma corrida ofegante para possuir quanto mais possível
.”

Terry Sanderson, presidente da Sociedade Secular Nacional (The National Secular Society) reagiu com o seguinte comentário:

Isto é fabuloso, vindo do líder de uma instituição que pilhou o mundo para se auto-enriquecer. Enquanto ele está sentado nos seus palácios dourados, rodeado de luxos inimagináveis e riqueza material, dá lições a todos nós sobre ganância e contenção. Não temos nada para aprender sobre o ambiente com este hipócrita.”
(Fonte: Portal Ateu)

 

 

Ver mais RELACIONAMENTO RELIGIOSO

 

Para abrir em nova janela, mantendo esta página aberta, pressione SHIFT ao clicar no link.

- -

BUSCA
Google

PROCURE NA CAIXA ABAIXO