DEFESA DAS PROFECIAS

12/10/2009

 

Por que as profecias não se cumprem? É falha dos profetas? Não, elas são condicionais.   Isso se explica por que Jesus também não veio nem virá.   Ele só viria, se pudessem ser preenchidas todas as condições fáticas previstas para acontecer antes de sua vinda.

 

"Na assembléia realizada em 27 maio de 1856 em Battle Creek, ela [Ellen White] teve a seguinte visão:

“Foi-me mostrado o grupo presente à assembléia. Disse o anjo: ‘alguns servirão de alimento para os vermes, alguns estarão sujeitos às sete últimas pragas, outros estarão vivos e permanecerão sobre a Terra para serem trasladados na vinda de Jesus – Testemunhos Para a Igreja, vol. 1, págs. 131 e 132."

 

Por que todos os que viviam nessa época foram servir de "alimento para os vermes", nenhum sofreu as "sete últimas pragas", e ninguém permanece vivo aguardando a "vinda de Jesus"?

Incrível! Adventistas têm a resposta:

"Para entender a predição de 1856 e a profecia de Jonas é muito importante compreender o princípio bíblico de profecias condicionais. Jeremias nos auxilia: “No momento em que eu falar acerca de uma nação ou de um reino para o arrancar, derribar e destruir, se a tal nação se converter da maldade contra a qual eu falei, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe. E, no momento em que eu falar acerca de uma nação ou de um reino, para o edificar e plantar, se ele fizer o que é mal perante mim e não der ouvidos à minha voz, então, me arrependerei do bem que houvera dito lhe faria.” Jeremias 18:7-10.

Profecias condicionais são aquelas que dependem da resposta humana para o seu cumprimento. Exemplo: a promessa de crianças que não viveriam poucos dias na Nova Terra (Isaías 65:20). Isso era condicional à resposta de Israel aos apelos de Deus. Sendo que eles continuaram a se rebelar, as promessas feitas a eles, referentes especialmente à Nova Terra, não aconteceram.

Profecias incondicionais são aquelas que não dependem da resposta humana para o seu cumprimento. A Volta de Jesus é uma delas. Ele virá, mesmo que o ser humano não queira.

Os que confiam nos relatos bíblicos de profecias não cumpridas não terão dificuldades para compreender a declaração feita por Ellen em 1856. Sua profecia também era do tipo condicional. Além disso, em 1901, ela afirmou: “Talvez tenhamos de permanecer muitos anos mais neste mundo por causa de insubordinação, como aconteceu com os filhos de Israel; mas, por amor de Cristo, Seu povo não deve acrescentar pecado a pecado, responsabilizando a Deus pela conseqüência de seu procedimento errado” – Evangelismo, pág. 696."

 <http://www.novotempo.org.br/namiradaverdade/?p=48>

 

Aí temos um explicação bem clara para todas as profecias bíblicas, que, naturalmente, não se cumpriram.   Tudo era condicional, só iria ocorrer, SE, ocorressem alguns outros fatos.

No caso da Nova Jerusalém de Isaías, não foi apresentada qualquer condição para o cumprimento da promessa, mas, segundo os intérpretes, elas existiam.

 

Vejam, agora, mais uma profecia. Para esta havia uma condição: o céu acabar.  O trono de Davi só deixaria de existir quando não existisse mais o céu.

"Achei Davi, meu servo; com o meu santo óleo o ungi. A minha mão será sempre com ele, e o meu braço o fortalecerá. O inimigo não o surpreenderá, nem o filho da perversidade o afligirá. Eu esmagarei diante dele os seus adversários, e aos que o odeiam abaterei. A minha fidelidade, porém, e a minha benignidade estarão com ele, e em meu nome será exaltado o seu poder. Porei a sua mão sobre o mar, e a sua destra sobre os rios. Ele me invocará, dizendo: Tu és meu pai, meu Deus, e a rocha da minha salvação. Também lhe darei o lugar de primogênito; fá-lo-ei o mais excelso dos reis da terra. Conservar-lhe-ei para sempre a minha benignidade, e o meu pacto com ele ficará firme. Farei que subsista para sempre a sua descendência, e o seu trono como os dias dos céus. Se os seus filhos deixarem a minha lei, e não andarem nas minhas ordenanças, se profanarem os meus preceitos, e não guardarem os meus mandamentos, então visitarei com vara a sua transgressão, e com açoites a sua iniqüidade. Mas não lhe retirarei totalmente a minha benignidade, nem faltarei com a minha fidelidade. Não violarei o meu pacto, nem alterarei o que saiu dos meus lábios. Uma vez para sempre jurei por minha santidade; não mentirei a Davi. A sua descendência subsistirá para sempre, e o seu trono será como o sol diante de mim; será estabelecido para sempre como a lua, e ficará firme enquanto o céu durar. (Salmos, 89: 20-37).

Os descendentes de Davi foram de mal a pior, até acabar sua monarquia que deveria ser eterna, e por último, perderam até a terra onde viviam.  Certamente o céu que existia à época deve ter acabado, e aí Yavé não cumpriu a promessa.

 

Outra profecia não cumprida por falta de preenchimento das condições:

Segundo os evangelhos, Jesus, ao falar da destruição de Jerusalém de da dispersão dos judeus(Mateus, 24: 15; Lucas: 21: 20), finalizou seu discurso com estas palavras:

Logo depois da tribulação daqueles dias, escurecerá o sol, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com grande clangor de trombeta, os quais lhe ajuntarão os escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.  (Mateus, 24: 27-31).

 

A grande Tribulação acabou, e Jesus não veio. Por quê?  Aí também faltaram as condições:

a - o Sol e a Lua não escureceram;

b - as estrelas não caíram, pois isso é impossível acontecer

 

Por que as estrelas não podem cair? Queda só ocorrem onde há um local com gravidade onde o corpo possa cair.  Aqui existe gravidade, e as coisas caem.  Mas as estrelas não podem cair aqui, porque a menor delas tem milhares de vezes o tamanho da Terra, coisa que não era conhecida nos dias de Jesus.

 

Jesus não mentiu. É por falta do preenchimento das condições, que ele não veio, nem virá jamais.   Pois ainda que um dia a luz do Sol venha a acabar, jamais as estrelas cairão sobre a Terra, por impossibilidade física.

 

Ver mais PREVISÃO DO FUTURO

 

..

.