DEUS É AMOR?

16/01/2010

"Deus é amor", dizem. Deus amou o mundo... Deus deu seu filhos para salvar o mundo... Mas o que deus tem feito pelo mundo e pelo homem?  Você ama seu filho? O que você faz por ele?

 

Você ama seu filho.  Talvez ele seja muito rebelde, e você tenha que castigá-lo por isso.  Suponhamos o seguinte: Você, podendo tudo, pode aconselhá-lo, pode repreendê-lo, pode privá-lo de alguma coisa,  pode açoitá-lo, pode matá-lo, pode colocá-lo em prisão perpétua.  O que você faria em primeiro lugar, ao ver seu filho comendo alguma coisa que você o proibiu de comer?  E você seria capaz de lhe impor a mais grave das penas?  E você faria mal a uma criança por vingança de um aborrecimento causado a você pelo pai dela?

Diz o livro sagrado dos judeus e o dos cristãos que:

O deus Yavé condenou o primeiro casal humano à morte por ter comido de uma fruta proibida;

os descendentes desse primeiro casal, nascido pecadores, também punidos em razão do erros dos pais, fizeram muitas coisas proibidas, pelo que um dia foram todos executados com um dilúvio, com exceção de uma família, que foi escolhida para repovoar a Terra; e nessa destruição foram também milhares de espécies de animais, que dizem não serem pecadores;

os descendentes dessa família também foram maus, e um dia esse deus, criador de todas as coisas, escolheu um homem e sua descendência para representá-lo neste planeta;

os descendentes desse homem, que teria sido chamado de Abraão, também desgostaram demais o deus que os escolheu, adorando outros deuses e cometeram muitos outros pecados;

todavia esse deus ainda prometeu várias vezes que nunca os abandonaria, que eles estariam reinando sobre a terra perpetuamente.

Mas,

Não obstante a promessa divina,

O povo escolhido foi subjugados por vários outros povos não escolhidos e, um dia, em vez de reinar sobre as nações, perderam até o direito de reinar em sua própria terra; e a desgraça foi bem além: mais adiante foram expulsos de sua terra, ficando sem pátria.

Esse povo acredita que, num futuro próximo, ainda virá a dominar o mundo;

Todavia,

Segundo os cristãos, eles foram rejeitados pelo deus que prometera a eles o domínio do mundo, e o mundo muito breve será dominado por um judeu divino chamado Jesus, que foi crucificado e também ressuscitado dentre os mortos pelo deus pai.  Diz o livro sagrado dos cristãos que todo o sofrimento por que passou Jesus foi determinado pelo deus pai, para salvar o mundo.

E

Esse deus, que "é amor", lançará em um lago de fogo os que não tiverem seguido a esse Jesus, e eles sofrerão o tormento das chamas desse lago de fogo eternamente; seu castigo nunca terá fim.

Ademais, informa esse livro sagrado que esse deus, diversas vezes, endureceu o coração de pessoas, isto é, dominou e conduziu as mentes delas, para elas praticarem o mal, para depois castigá-las.   E ainda ele vinga a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e a quarta geração. Diz que nada acontece contra a sua vontade.

Outrossim,

Todas essas catástrofes que ceifam milhares de vidas e deixam milhares feridos e desabrigados, como temporais, terremotos, furacões, tsunamis, vulcões, etc.  ocorrem segundo a vontade desse Deus; e onde elas acontecem atingem bons e maus, sem qualquer distinção.

 

Onde está o amor?  Quem pode tudo e domina a mente de alguém para fazer o mal e depois o castiga é bom?  Quem maltrata um filho para vingar do pai é justo? Quem condena à morte alguém que comeu algo proibido dá um exemplo de amor? Quem pode tudo precisa entregar o próprio filho para ser torturado pelo bem de outras pessoas?  Quem ama é capaz de aplicar uma pena de tortura perpétua?  Não consigo entender a frase "Deus é amor"!

 

Ver também DEUS É BOM?

 

Ver mais sobre RELIGIÃO

 

..

.