DEUS É BOM?

22/12/2009

 

Dizem que há um deus que governa os destinos de tudo e de todos.  Dizem que ele é perfeito, justo e bom.  Mas seria ele mesmo bom?

Querido deus,
Neste ano, 2,5 milhões de crianças viverão com hiv; 30 crianças morreão de aids a cada hora; 175.000 crianças terão câncer; 1,5 milhão de crianças morrerão com diarreia; 175.000 crianças se afogarão;
260 mil morrerão em acidentes de carro; 45.000 morrerão envenenadas; 95.000 morrerão queimadas; 47.000 cairão em direção à morte.
Por 	Por que o senhor odeia crianças?

“Se um Deus bondoso e infinitamente poderoso governa este mundo, como podemos justificar os ciclones, os terremotos, a pestilência e a fome? Como podemos justificar o câncer, os micróbios, a difteria e milhares de outras doenças que atacam durante a infância? Como podemos justificar as bestas selvagens que devoram seres humanos e as serpentes cujas mordidas são letais? Como podemos justificar um mundo onde a vida alimenta-se da vida? Será que os bicos, garras, dentes e presas foram inventados e produzidos pela infinita misericórdia? A bondade infinita deu asas às águias para que suas presas fugazes pudessem ser arrebatadas? A bondade infinita criou os animais de rapina com a intenção de que eles devorassem os fracos e os desamparados? A bondade infinita criou as inumeráveis criaturas inúteis que se reproduzem dentro de outros seres e se alimentam de sua carne? A sabedoria infinita produziu intencionalmente os seres microscópicos que se alimentam do nervo óptico? Pense na idéia de cegar um homem para satisfazer o apetite de um micróbio! Pense na vida alimentando-se da própria vida! Pense nas vítimas! Pense no Niagara de sangue derramando-se no precipício da crueldade!" (Robert Green Ingersoll, 11 de agosto de 1833 – 21 de julho de 1899, líder político estadunidense)

Esse é o Cereal leaf beetle (Oulema melanopus) parasitado pela Tetrastichus julis, uma vespa que bota seus ovos dentro da larva desse besouro. Os ovos eclodem dentro da larva e começam a se alimentar enquanto o besouro está vivo, até saírem dele, matando-o finalmente.  E dizem que isso é obra de um deus perfeito, justo e bom!

 

Muita gente também acredita que sem a religião todos se transformariam em pessoas más, que não haveria nada que lhes impedisse de praticar atos ruins. Se isso é verdade, essas pessoas não são realmente boas. Elas só são boas porque têm medo de serem punidas por Deus, e não acho que essa seja uma forma honrosa de bondade” (Richard Dawkins, biólogo keniano).

Se as pessoas são boas só por temerem o castigo e almejarem uma recompensa, então realmente somos um grupo muito desprezível.” (Albert Einstein)

O Cristianismo diz que os que não forem escolhidos por Jesus serão lançados em um lago de fogo, que arderá para sempre.  E, para isso, não seria preciso muito; bastaria não crer na mensagem cristã (Marcos, 16: 16). Seria justa uma pena sem fim para alguém que agiu erradamente por uns poucos anos, ou que simplesmente não acreditou em alguém?

Na hipótese de existir esse deus, um deus que pune sem proporção de pena com a medida do erro e permite a injustiça entre todas as formas de vida, ele seria mau, muito mau mesmo!

 

 

Ver mais sobre RELIGIÃO

 

..

.