OS ERROS SE CONSAGRAM E SÃO REPETIDOS MESMO DEPOIS DE DESCOBERTOS

MUITO DO QUE DIZEMOS NÃO QUER DIZER O QUE DIZ.  Mas isso não ocorre aleatoriamente, sem antes haver um engano para dar origem ao modo de falar.

Para justificar algumas afirmações enganosas, alguns recorrem a algumas que se consagraram na linguagem geral, porém isso não prova que o errado esteja correto.

“Qualquer leitor honesto admite prontamente que a declaração sobre o Sol ficar parado no Céu não é uma análise científica, mas a descrição de um fenômeno do ponto de vista do observador na Terra. Os astrônomos também falam com freqüencia do nascer e do por do Sol, da Lua, dos planetas e das estrelas. Eles não querem dizer que esses corpos celestes literalmente girem em torno da Terra; apenas fazem alusão ao seu movimento aparente no Céu. Com respeito aos quatro cantos da Terra, qualquer sano entende que a Terra não tem canto, pois é redonda, as Escrituras confirmam isso, mas usa-se esse termo como força de expressão” (El Cuervo, “GALILEU não era ateu Sr. Freitas”).

As pessoas dizem sempre por aí: “Fulano tem um bom coração”.  Algumas vezes o coração do indivíduo mesmo não está nada bom.   E a maioria que diz isso sabe que não está falando exatamente do coração, mas o fazem por costume, repetindo os dizeres antigos.   Tal forma distorcida de dizer deriva da antiga suposição de que os sentimentos estavam no coração.  Hoje, mesmo sabendo que nossos sentimentos estão no cérebro, as pessoas continuam dizendo coração ao referir à natureza sentimental das pessoas. 

Da mesma forma, fala-se de nascer e pôr do sol, derivando isso da suposição antiga de que o Sol caminhasse de uma a outra extremidade dos céus (Salmos, 19: 6).   Os cientistas hoje até falam nascer e pôr do Sol.   Mas, com toda certeza, eles não dizem que o Sol caminha de uma a outra extremidade dos céus.

Eu concordo que hoje “qualquer sano entende que a Terra não tem canto”; mas a linguagem antiga não era pura “força de expressão”.  Disso deu testemunho o navegador Fernão de Magalhães: “A igreja diz que a terra é quadrada, mas eu sei que ela é redonda, porque vi sua sombra na lua. Tenho mais fé em uma sombra do que na igreja.”    Isso mostra que a Terra era mesmo geoquadrangular a visão dos cristão.  Alguns dos autores do Antigo testamento falam de "círculo da Terra", significando que a imaginavam redonda como um disco, mas nunca como uma bola.  Isso ficou bem confirmado quando o autor do evangelho de Mateus disse que Satanás mostrou a Jesus, do alto de um grande monte, todos os reinos da Terra.  Isso seria impossível em uma terra esférica como hoje sabemos que ela é mas eles não sabiam.


Ver mais
RELIGIÃO

..