O FUTURO JÁ ESTÁ ESCRITO?

 

Muita gente acha que é possível prever o futuro, imaginando que ele já esteja escrito.  Se isso fosse real, não seria bom.  O futuro depende muito do que ocorreu no passado e do que se fizer no presente.

 

"Eu não acho que exista um futuro escrito, traçado para nós. Se existisse, nós não passaríamos de fantoches do destino, apenas e meramente desempenhando um papel onde está tudo devidamente estabelecido. Isso tiraria de nós o livre-arbítrio e, ao meu ver, nossa vida não teria sentido.

Acho que as profecias são prognósticos, projeções do que irá acontecer SE continuarmos a fazer o que estamos fazendo, ou seja, nos mostram o que irá acontecer se continuarmos naquela mesma estrada, mas uma vez que peguemos uma estrada diferente todos os eventos futuros também se modificam. É que o futuro vai depender de decisões do presente e se nesse presente tomarmos qualquer decisão ela vai influenciar toda uma cadeia de eventos; porém, como eles ainda não aconteceram poderão ser modificados, bastando que uma mudança seja feita.
É como uma profecia que diga que você vai morrer afogado em um naufrágio: se você não fizer nenhuma viagem de navio ou barco essa profecia não se realizará; mas se você mantém o padrão atual, e vai fazer aquele sonhado cruzeiro marítimo pelas ilhas gregas, na minha opinião você estará dando chance ao azar e criando possibilidades para aquela profecia se realizar.
Cada pessoa tem a sua própria definição de profecia e futuro mas quanto a mim me parece sem lógica a aceitação de um futuro já traçado, sem que se possa modificá-lo, alterá-lo de alguma forma. Essa concepção a mim não faz sentido. Acho que podemos mudar o nosso futuro e as profecias seriam apenas avisos do que nos espera se não mudarmos o rumo dos acontecimentos em nossas vidas. Talvez não exista o futuro, e sim uma sucessão de presentes. Afinal, o que é o futuro senão o passado embrulhado pra presente?"

 

O parágrafo acima foi escrito por um dos comentaristas das profecias de Nostradamus.   Como ele disse, se o futuro fosse algo programado, de que adiantaria estudar, trabalhar e lutar por uma vida melhor? Seria muito ruim!   No presente é que construímos o futuro.  Ele não está escrito.  Fazemos planos e muitas vezes conseguimos fazer o que planejamos; mas muitas vezes também nossos planos são frustrados.  Ninguém sabe de antemão o que será o futuro.

 

Ver mais sobre PREVISÃO DO FUTURO.

- -

BUSCA
Google

PROCURE NA CAIXA ABAIXO